Famílias atingidas por chuvas em Roraima recebem pagamento do BPC mais cedo



O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) antecipou o dia do pagamento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) a todos os beneficiários domiciliados no estado de Roraima. A antecipação foi autorizada devido ao estado de calamidade pública em que se encontram os municípios roraimenses em decorrência das enchentes. Segundo o órgão, a antecipação irá perdurar até a situação se normalizar.

O dinheiro estará disponível a partir do primeiro dia do calendário de pagamento do BPC, independente dos números finais do cartão do beneficiário. No caso de julho, será no dia 25. 

Os beneficiários também têm o direito de antecipar o pagamento de mais um benefício. O valor antecipado será ressarcido em 36 parcelas fixas, a partir do terceiro mês seguinte ao da antecipação, mediante desconto da renda do próprio benefício, sem qualquer custo ou correção. Para tanto, é necessário assinar o termo de opção de antecipação de uma renda nos locais de recebimento do benefício. 


Quem recebe o BPC 

O BPC é um direito garantido pela Constituição Federal, que assegura um salário mínimo mensal ao idoso, com idade de 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, incapacitada para a vida independente e para o trabalho, que comprove não possuir meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família. 

Em ambos os casos, é necessário que a renda mensal bruta familiar per capita seja inferior a um quarto do salário mínimo vigente.O pagamento é realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



12/07/2011 13:01


Artigos Relacionados


Obras do Incra beneficiam 28 mil famílias atingidas por chuvas em alagoas

Fussesp arrecada doações para famílias atingidas pelas chuvas

Bolsa Família terá reforço para famílias atingidas por chuvas no norte e noroeste do RJ

Bolsa Família antecipa o pagamento de benefícios a vítimas das chuvas em Roraima

Chuvas já desabrigaram mais de 76 mil famílias no Amazonas, diz Alfredo Nascimento

Vítimas das chuvas em Cruzeiro recebem mais de uma tonelada de doações