Famílias quilombolas assinam contrato para habitação rural



A Caixa assinou contratos para construção de 215 unidades habitacionais na zona rural do Amapá. A ação, ocorrida no dia 10 de janeiro, beneficia as comunidades quilombolas de Igarapé do Lago, Ressaca da Pedreira, Rosa, Curralinho e Conceição do Macacoari.

Trata-se de uma operação de concessão de subsídio à habitação com recursos do Orçamento Geral da União, enquadrada no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). De abrangência nacional, o PNHR visa atender trabalhadores residentes na zona rural, com renda familiar anual de até R$ 15 mil e faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), do Governo Federal.

"Este ato materializa o esforço do governo federal em levar as políticas públicas até onde estão as pessoas, até as comunidades mais distantes das cidades e dos grandes centros”, afirma o gerente regional de governo da Caixa no Amapá, Célio da Silva Lopes. Segundo ele, “assistir a comunidades remanescentes de quilombos, às vésperas do aniversário da Caixa, simboliza que a empresa sempre esteve e sempre estará ao lado das populações que mais precisam de apoio”.

O representante da comunidade de Conceição do Macacoari, Adenor de Souza, traduziu em sua fala o empenho dos quilombolas para a concretização do projeto: "Todos sonhamos em ter uma casa, mas poucos são os que lutam para alcançar esse sonho. Nós lutamos e podemos dizer que este momento é o resultado da nossa luta. Foi porque não ficamos acomodados, que daqui a alguns meses teremos nosso lugar para descansar".

 Programa Nacional de Habitação Rural 

Parte integrante do Programa Minha, Casa Minha Vida (MCMV), o PNHR foi criado pela necessidade de uma política habitacional que atendesse as especificidades da moradia no campo, onde as diferenças em relação ao meio urbano - tais como cultura, forma de remuneração, gleba de terra, logística para construção - passaram a ser consideradas nos programas de moradia para a população do meio rural.

Fonte:
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial



24/01/2014 17:18


Artigos Relacionados


Mais de 1,7 mil famílias de quilombolas são beneficiadas com programa de habitação

Chamada pública de inclusão rural irá atender famílias quilombolas

Brasil Sem Miséria: chamada de assistência técnica e rural vai atender a mais de 5 mil famílias Quilombolas

Programa de habitação rural beneficiará 20 mil famílias

Programa de habitação rural beneficiará 490 famílias no Paraná

Programa de habitação rural já beneficiou mais de 70 mil famílias no campo