Farret pede credenciamento de serviços médicos no SUS em Santa Maria
Por determinação do Conselho Regional de Saúde, o serviço de oftalmologia na região pelo Sus é feito atualmente apenas no hospital de caridade São Roque, de Faxinal do Soturno, onde são atendidas 1,8 mil consultas por mês. "Ninguém é contra outras cidades oferecerem o serviço, mas é inadmissível que Santa Maria seja impedida de atender pelo Sus", disse o vice-presidente da comissão, deputado José Farret (PPB). O parlamentar sugeriu a ampliação do teto de recursos do Sistema para atender as exigências da comunidade médica do município.
Conforme Farret, Santa Maria possui hospitais com plenas condições de oferecer o serviço, como a Casa de Saúde, o Hospital de Caridade e o Universitário. Segundo o médico santa-mariense Alexandre Rossi, presente à reunião, caso sua clínica de oftalmologia da Casa de Saúde estivesse credenciada, teria condições de atender duas mil pessoas por mês e realizar cerca de 200 cirurgias. "A população de Santa Maria tem que se deslocar até Faxinal para marcar operações que poderiam ser feitas na própria cidade", afirmou.
O prefeito de Faxinal do Soturno, Ademir Ruviaro (PMDB), acredita que o município atende com folga à demanda da região, e o credenciamento de Santa Maria inviabilizaria o funcionamento do hospital do município.
Também participaram da reunião a deputada Maria do Carmo (PPB), o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Sérgio Cechin, os vereadores Paulo Shimidt, Manoel Badke e Anita Costa Beber, a coordenadora regional de saúde, Sueli Barrios, demais autoridades e dirigentes de hospitais.
11/27/2001
Artigos Relacionados
Santa Maria recebe homenagem de Farret
Reunião discute credenciamento de hospitais e clínicas de Santa Maria
Mão Santa critica tabela do SUS quanto à remuneração dos serviços médicos
Iamspe inicia credenciamento de médicos em Sorocaba
Mozarildo pede reajuste nas tabelas de serviços médicos pagos pelo SUS
Mão Santa lê carta que pede melhores salários para os médicos