Fátima Cleide critica governadores por ação contra piso nacional dos professores



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) protestou nesta quinta-feira (5) contra a ação direta de inconstitucionalidade (ADI) que alguns governadores protocolaram no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Lei 11.738/08, que instituiu o piso salarial nacional para os professores da educação básica, no valor de R$ 950.

Os autores da ADI são os governadores de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira; do Paraná, Roberto Requião; do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli; do Ceará, Cid Gomes; e a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius. De acordo com a senadora, a página do STF na Internet informa que os governadores de São Paulo, José Serra; de Minas Gerais, Aécio Neves; de Roraima, José de Anchieta Júnior; de Tocantins, Marcelo Miranda; e do Distrito Federal, José Roberto Arruda, também apóiam a medida, embora não a tenham assinado.

- Infelizmente, enquanto eleitos e eleitores ainda comemoravam o resultado das eleições municipais, três dias apenas após a realização do segundo turno das eleições no Brasil, os conservadores brasileiros revelam o seu descaso com a educação - disse Fátima Cleide, lembrando que a Lei 11.738/08 foi promulgada há três meses.

Conforme Fátima Cleide, na ADI, os governadores alegam que não são contra o piso salarial nacional, mas gostariam que a lei tratasse única e exclusivamente do piso, sem tocar na fixação da jornada de trabalho e no tempo máximo de atividade em classe.

- Essas alegações fogem da lógica de piso salarial nacional, haja vista que, para haver um piso tem-se que definir a qual limite de jornada de trabalho ele se refere. A jornada de no máximo quarenta horas semanais para os profissionais da educação básica é por si uma jornada pesada, exigindo uma grande dedicação - defendeu a senadora.



05/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide critica governadores que lutam contra piso nacional para os professores

João Pedro critica governadores que recorreram contra piso nacional para professores

Ideli condena ação de governadores contra piso salarial dos professores

Cristovam pede a governadores para desistirem de ação contra piso salarial de professores

Ideli critica ação contra a lei que estabelece piso salarial para os professores da educação básica

Fátima Cleide denuncia retaliação do governador de RO contra professores