Fátima Cleide ressalta importância da CPMF para programas sociais
A senadora Fátima Cleide (PT-RO) defendeu em Plenário, nesta segunda-feira (29), a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até o final de 2011 para que o governo federal consiga manter seus programas sociais. Ela ressaltou que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva não criou nenhum tributo durante seus dois mandatos, e lembrou que cerca de 80% dos recursos aplicados em programas sociais, como o Bolsa-Família, são obtidos com a cobrança da CPMF.
- O volume de recursos [arrecadados com CPMF] é importante e seu corterepresentaria um choque que pode ser fatal para os programas sociais - disse.
Fátima Cleide também elogiou a desoneração tributária, de R$ 36 bilhões, praticada pelo governo federal sobre máquinas e equipamentos, livros, alimentos da cesta básica, material de construção e computadores.
Na opinião de Fátima Cleide, somente podem negar que os recursos da CPMF são fundamentais para o financiamento da saúde pública e outras áreas importantes aqueles que colocam a disputa eleitoral acima dos interesses do país.
Em apartes, os senadores Heráclito Fortes (DEM-PI) e Mário Couto (PSDB-PA) criticaram o baixo percentual dos recursos da CPMF destinados à saúde pelo governo federal.
Cristovam Buarque (PDT-DF) alertou para a possibilidade de a suspensão da CPMF comprometer as finanças públicas do país, mas se manifestou contrariamente à Desvinculação de Receitas da União (DRU), uma vez este dispositivo retira 4% dos recursos que deveriam ir para a educação, conforme afirmou.29/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fátima Cleide destaca importância da CPMF para programas sociais
Fátima Cleide ressalta papel das mulheres na conservação ambiental
Fátima Cleide ressalta fato de mulher assumir presidência da comissão
Fátima Cleide destaca importância de visita à China
Fátima Cleide destaca importância da Marcha das Margaridas
Fátima Cleide ressalta apoio de madeireiros e produtores de RO à Operação Arco de Fogo