Faturamento da indústria cai 0,3% em agosto, diz CNI



De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (5) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o faturamento da indústria brasileira caiu 0,3% em agosto e teve redução de 0,2 % (totalizando 82,3%) no uso da capacidade instalada em relação a julho. O faturamento acumulado do ano até agosto, entretanto, cresceu 11,5% em relação ao mesmo período de 2009.

Também houve aumento de 0,5% no número de horas trabalhadas e de 0,8% no nível da oferta de emprego. Segundo a CNI, a oferta de empregos no setor acumulou 13 meses de crescimento. Já a massa salarial registrou em agosto queda de 3% em relação a julho.

Na opinião do economista Flávio Castelo Branco, coordenador da Unidade de Política Econômica da CNI, mesmo com a queda registrada em agosto, o faturamento da indústria no ano pode ficar 10% acima do registrado em 2009. A expectativa vem do fato de que todos os setores estão em franca atividade, com números de desempenho superiores aos do ano passado.

Segundo Castelo Branco, a economia está em trajetória de expansão depois da crise de 2008, refletindo aumento dos investimentos industriais para fazer face à demanda do mercado internacional. A tendência é que o ritmo se acentue no terceiro trimestre para atender as encomendas do comércio e da indústria para o final do ano, quando o nível de vendas tende a aumentar.

O crescimento do emprego na indústria, de acordo com Castelo Branco, é uma variável importante nos indicadores industriais, pois mostra a confiança das empresas na expansão futura da produção. O nível de emprego em agosto foi 7,4% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, enquanto na média acumulada do ano o avanço foi de 5,12% ante o mesmo período de 2009.


Fonte:
Agência Brasil



05/10/2010 17:08


Artigos Relacionados


Faturamento da indústria cresce 4,6% no ano

Faturamento da indústria cai 1,3% em maio, diz CNI

Faturamento da indústria cresce 11,3%

Faturamento da indústria cresce 4,3% em abril, diz CNI

Faturamento da indústria cresce 3,8% em 2013, informa CNI

Faturamento da indústria cresce 2,2% em novembro, segundo a CNI