Faturamento do setor de panificação cresce 12% em 2011



Pelo quinto ano seguido, o setor de panificação ampliou o faturamento em 12%, percentual superior a um dígito. O faturamento do setor alcançou os R$ 62,99 bilhões em 2011, resultado 11,88% maior que o de 2010, que ficou em R$ 56,30 bilhões.

Apesar da alta, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), Alexandre Pereira, observou que ainda é preciso aumentar o consumo de pães para que o Brasil chegue aos 60 kg anuais recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O consumo anual do brasileiro, em 2011, manteve-se estável na média de 30 kg por habitante. A quantidade também é bem menor do que em países vizinhos como a Argentina (82,5 kg), o Uruguai (55 kg) e o Chile (98 kg).

Pereira destacou haver uma discrepância de hábitos no País. Enquanto no Sul, o consumo atinge a 50 kg, na região Norte limita-se a apenas 15 kg. Ele disse que conquistar novos clientes é a grande meta das padarias do País. “Existe uma nova gama de pessoas adentrando a classe média. São quase 3 milhões [de pessoas] e isso melhora o ambiente de consumo do nosso setor.”

O presidente da Abip lembrou que o pão, principal produto das panificadoras, tende cada vez mais a dividir espaços com outros itens comuns hoje nas chamadas padarias gourmets. Nesses espaços, além da diversidade gastronômica na linha da confeitaria, o consumidor pode almoçar ou jantar e levar para casa, em alguns casos, até hortifrutigranjeiros.

Com a modernização do setor, destacou Pereira, veio a carência de mão de obra mais qualificada. Só no estado de São Paulo, existem cerca de 10 mil vagas a serem preenchidas e, no País, já são 25 mil. Em 2011, o nível de emprego no setor cresceu 2,8%, o que representou uma elevação de 21 mil postos de trabalho e uma base de 779 mil pessoas empregadas.

Dados da Abip indicam também que, no ano passado, apenas 51% das vendas foram de produtos fabricados no próprio estabelecimento, o que significou R$ 32,12 bilhões de um faturamento de R$ 62,9 bilhões. Esse fato, porém, não é visto pelo setor como um embaraço da concorrência porque, segundo Pereira, o novo conceito de gestão ajuda a fidelizar clientes.

 

Fonte:
Agência Brasil

 



10/02/2012 15:00


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