Fazenda e Agricultura buscam solução sobre comercialização da safra de grãos



Os secretários executivos do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, e do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, se reunem nesta quinta-feira (15), para tentar encontrar uma solução para o impasse relativo à portaria interministerial que pretende detalhar os mecanismos de apoio à comercialização de grãos. As negociações começaram no fim do mês de janeiro.

O Ministério da Fazenda quer que a portaria tenha um caráter amplo, contendo as informações que, atualmente, são colocadas apenas nos editais dos leilões. No entanto, os técnicos da Agricultura defendem que as mudanças na comercialização continuem sendo feitas por meio de editais, que são mais ágeis. A portaria depende de análise jurídica, além da assinatura dos ministros da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento.

Os editais são publicados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que realiza os leilões, mas é o Ministério da Fazenda que controla a liberação dos recursos, que são do Tesouro Nacional.

As duas pastas têm urgência para tomar a decisão, pois o atraso pode influenciar no plantio da safra do próximo ano. O Orçamento Geral da União aprovou para este ano recursos da ordem de R$ 5,2 bilhões para o apoio à comercialização de grãos.

Fonte:
Agência Brasil

 



15/04/2010 19:39


Artigos Relacionados


Agricultura divulga 1ª projeção da safra de grãos 2011/2012

Agricultura anuncia último levantamento da safra de grãos 2009-2010

Agricultura: 4º levantamento da safra paulista aponta crescimento na produção de grãos

Agricultura: Levantamento da safra paulista aponta crescimento na produção de grãos

Ministério da Agricultura apresenta penúltima pesquisa da safra de grãos 2009/2010

Em junho, IBGE prevê safra de grãos 8,0% maior que safra recorde de 2010