Febem: Nova Unidade de Atendimento Inicial é inagurada em São Paulo



UAI fica na Rua Piratininga, 85, no Brás, zona leste da capital

A Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (Febem) inaugurou a nova Unidade de Atendimento Inicial (UAI) na Rua Piratininga, 85, no Brás, zona leste da capital. A antiga unidade foi desativada por não comportar o número de jovens que eram enviados diariamente ao local pelas autoridades policiais. No mesmo prédio começou a funcionar também a Unidade de Internação Provisória (UIP) 10.

O imóvel fica ao lado do Departamento das Execuções da Infância e da Juventude (Deij) e tem capacidade para acomodar os 96 jovens que aguardam decisão judicial sobre seus atos infracionais.

A UAI é a porta de entrada da instituição. O trabalho desenvolvido no local é destinado a prestar o primeiro atendimento aos   adolescentes a quem se atribui a autoria de ato infracional no  Estado de São Paulo, em cumprimento ao artigo 175 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A unidade acolhe adolescentes pelo prazo máximo de 72 horas (prazo definido por uma portaria de Deij), antes de sua apresentação ao sistema Judiciário.

Depois da UAI o adolescente pode ser encaminhado para uma   Internação Provisória, programa destinado ao atendimento de    adolescentes infratores antes da recepção da sentença, previsto no    artigo 108 do ECA.

O jovem é cadastrado e pode ficar com restrição de liberdade pelo prazo máximo de 45 dias. Após este tempo, o adolescente pode ser libertado, ser encaminhado à liberdade assistida (equipe de assistentes sociais e piscólogos da Febem acompanham a reinserção social do jovem) , semiliberdade (medida em que o jovem é incentivado a estudar ou trabalhar durante o dia e pernoitar em casas comunitárias da fundação) ou e

02/17/2006


Artigos Relacionados


Febem inaugura a nova Unidade de Atendimento Inicial em São Paulo

Febem inaugura a nova Unidade de Atendimento Inicial em São Paulo

Febem irá implantar Núcleo de Atendimento Inicial em São Carlos

Febem-SP: Definida a entidade co-gestora da nova unidade de Mauá

Febem: Arte circense é usada como uma nova ferramenta de ressocialização na unidade Vila Maria

Deficientes ganham nova unidade de atendimento