Federalização do crime de roubo de cargas é defendida na Subcomissão



A Subcomissão dos Caminhoneiros Desaparecidos, coordenada pelo deputado Francisco Appio (PPB), debateu hoje (30) a Medida Provisória (MP) que federaliza o crime de roubo de cargas. A MP, já aprovada no Senado, espera pela sanção do presidente da República.

Para o representante da Superintendência da Polícia Federal, agente André Cavalli, a medida, se aprovada, será um grande avanço no combate ao roubo de cargas no Brasil. Cavalli ressaltou a importância da criação de uma força tarefa entre o Estado e a União. " É muito importante a integração da polícia civil e federal. As polícias estaduais não podem trabalhar isoladas", frisou.
Ele também alertou para a necessidade de criação de um banco de dados estadual confiável, com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança.

Para o deputado Appio, a investigação dos crimes de roubo de cargas em âmbito federal é
imprescindível. "Indiretamente a polícia federal já investiga o roubo de cargas, uma vez que este crime tem ligação com o narcotráfico e outros delitos. Mas a federalização desses crimes possibilitaria a instalação de delegacias especializadas, o que traria maiores resultados na recuperação de cargas e ainda no desbaratamento de quadrilhas ", destacou Appio.

Também participaram da reunião Nara Cristina da Rosa, irmã do caminhoneiro desaparecido, Sandro da Rosa, Judite Mendes, avó de Guilherme, desaparecido em 1999, Ester Gorski, presidente da Associação dos Motoristas Vítimas do Roubo de Cargas, policiais da Brigada Militar, e outras entidades.

04/30/2002


Artigos Relacionados


CPI DO ROUBO DE CARGAS OUVE SUSPEITOS DE ENVOLVIMENTO COM O CRIME ORGANIZADO

CPI DO ROUBO DE CARGAS OUVE SUSPEITOS DE ENVOLVIMENTO COM O CRIME ORGANIZADO

Subcomissão debate roubo de cargas de medicamentos

Subcomissão debate roubo de cargas no Estado

Subcomissão debate roubo de cargas de medicamentos

Subcomissão ouve titular da Delegacia de Roubo de Cargas