Feriado: Metrô terá esquema especial de operação
Confira como será a operação do Metrô
Para facilitar a saída do paulistano durante o feriado prolongado de 2 de novembro, além dos deslocamentos pela cidade no dia de Finados, o Metrô preparou um esquema especial de operação de seus trens, a partir do dia 1 de novembro, quarta-feira.
Na Linha 1 – Azul, durante o horário de pico da manhã, 43 trens farão a interligação entre Jabaquara e Tucuruvi, passando pelo Terminal Rodoviário do Tietê. No pico da tarde, 42 composições farão esse trajeto, aumentando de 960 para 968 o número de viagens em relação a um dia útil normal.
A Linha 2 – Verde terá a oferta de um dia útil normal, com 14 trens circulando no pico da manhã e da tarde, para realizar as 678 viagens programadas, entre as estações Vila Madalena e Imigrantes.
A oferta na Linha 3 – Vermelha será de 42 composições no pico da manhã e tarde. À noite, a linha terá 32 trens circulando em vez de 25, aumentando a oferta de viagens em relação a um dia útil normal de 1032 para 1058, entre as estações Corinthians/Itaquera e Palmeiras/Barra Funda, onde está instalado o Terminal Rodoviário Barra Funda.
Na Linha 5 – Lilás, que interliga a região de Capão Redondo ao Largo Treze, em Santo Amaro, a oferta de trens será idêntica a de um dia útil normal, com quatro trens circulando nos horários de maior movimento e três nos demais horários, para realizar as 311 viagens programadas para o dia.
Dia 2 de novembro, feriado
A oferta de trens para esse dia será semelhante a de um domingo para as três linhas em operação. Na Linha 1, circularão 13 trens no período da manhã e 15 à tarde, para realizar 432 viagens. Na Linha 2, seis trens funcionarão o dia todo, com 418 viagens programadas. A Linha 3 terá 11 trens no período da manhã e 16 no período da tarde, totalizando 434 viagens. A Linha 5 não opera aos domingos e feriados.
Dia 3 de novembro, sexta-feira, ponte do feriado
Neste dia, as quatro linhas funcionarão com a frota de trens semelhante a de um dia útil. Na Linha 1, serão realizadas 960 viagens, com 43 trens no pico da manhã e 42 no pico da tarde.
Na Linha 2, haverá 14 trens nos picos da manhã e da tarde e serão realizadas 678 viagens. Na Linha 3, serão realizadas 1032 viagens, com 42 trens durante os dois picos. A Linha 5 realizará 311 viagens, com quatro trens nos horários de pico e três nos demais horários.
Dia 4 de novembro, sábado
Todas as quatro linhas metroviárias terão a oferta de trens de um sábado normal. A Linha 1 terá 25 trens no pico da manhã e realizará 584 viagens. A Linha 2 funcionará com seis trens o dia todo, para a realização de 418 viagens.
Na Linha 3 serão realizadas 686 viagens, com 28 trens circulando no pico da manhã. Já na Linha 5 serão 322 as viagens programadas. Para atingir essa marca, quatro trens circularão no pico da manhã e três durante o resto do dia.
Dia 5, domingo, início do horário de verão e da volta do feriado
A partir da zero hora do dia 5 de novembro começará a vigorar o horário de verão. Para o Metrô não haverá alteração na operação comercial, uma vez que ela se encerra às 24 horas.
Com relação aos usuários que retornarão para a Capital, o Metrô reforçará as frotas de trens em circulação em algumas das suas linhas em operação.
Na Linha 1, estão programadas 452 viagens (o normal são 432) e os trens em circulação totalizarão 17 em vez de 15, no pico da tarde. Já na Linha 3 haverá um trem a mais no pico da tarde (17 trens no lugar de 16) e 452 viagens programadas no lugar de 434.
A Linha 2 terá funcionamento normal de um domingo, com seis trens circulando para realizar 418 viagens. A Linha 5 estará fechada neste dia.
Segunda-feira, dia 6, antecipação da operação comercial
Na segunda-feira, dia 6, a operação comercial do Metrô nas linhas 1 e 3 será antecipada em 40 minutos. Nestas duas linhas, os usuários encontrarão os trens em circulação a partir das 4 horas. Na Linha 2 a antecipação será de 10 minutos e a operação comercial terá início às 4h30. A Linha 5 entrará em operação em seu horário habitual, às 4h40.
Na Linha 1, 43 trens circularão no pico da manhã e 42 no pico da tarde, aumentando a oferta de viagens de 960 para 980. A Linha 2 terá 14 trens circulando nos picos da manhã e da tarde, para realizar 668 viagens.
Na Linha 3, a oferta de viagens passará de 1032 para 1052 e haverá 42 trens no pico da manhã e da tarde.
A oferta de trens e viagens na Linha 5 será a de um dia útil normal, com quatro trens nos horários de pico e três durante o horário de menor demanda, totalizando 311 viagens.
O Metrô solicita que os usuários não viajem na região de portas dos trens, facilitando o embarque e desembarque, e que adquiram o bilhete para a volta antecipadamente. Para atender a eventuais picos não previstos, alguns tr
11/01/2006
Artigos Relacionados
Serviço: Metrô terá esquema especial de operação para o feriado do dia 20
Transportes Metropolitanos: Metrô terá esquema especial para o feriado de 25 de janeiro
Transportes Metropolitanos: Metrô terá esquema especial para o feriado de 25 de janeiro
Metrô terá operação especial no feriado de Finados
Metrô terá operação especial no feriado de 12 de outubro
Metrô: Companhia terá esquema especial de operação nos dias de jogos do Brasil na Copa da Alemanha