Festa da Uva celebra a diversidade cultural brasileira



No Brasil de tantas culturas, a herança dos imigrantes europeus que se instalaram na Serra Gaúcha está presente na Festa Nacional da Uva, que começa nesta quinta-feira (20), na cidade de Caxias do Sul. Tendo como tema Na Alegria da Diversidade, a festa deste ano homenageia o Monumento Nacional ao Imigrante, marco que resgata a história da chegada destes colonos à região e que em 2014 completa 60 anos.

Até o dia 9 de março, as ruas da cidade serão palco do tradicional desfile de carros alegóricos, com a presença da rainha e das princesas da festa. Os desfiles serão realizados nos fins de semana, sempre às 20 horas, com exceção dos dias 28 de fevereiro e 1º de março, quando haverá desfile de carnaval.

Desde a edição de 2012, o carro alegórico que conduz a rainha da festa tem sido escolhido por meio de concurso. Para este ano, o Carro da Rainha foi escolhido entre cinco candidatos, por um júri formado por cinco dos organizadores do evento. O carro escolhido, projetado pela decoradora Viviane Smiderle, traz logo à frente um mapa do Brasil, para demonstrar a diversidade de etnias que formaram o povo brasileiro.

O roteiro dos desfiles, definido em três módulos e uma apoteose, destaca os “pioneiros” imigrantes, as “nações” formadoras da cidade de Caxias do Sul e o “porto de esperanças” que Caxias representa para os que lá se estabelecem.

“Nós estamos construindo um país que respeita a diferença. Queria dizer para vocês que a Copa do Mundo é um momento especial onde os povos se encontram. Se encontram para uma disputa lúdica, uma disputa em que a marca deve ser o convívio harmonioso entre diferentes nações. E nós, nessa Copa do Mundo, teremos afirmação de dois importantes posicionamentos para a realização dela no Brasil. É uma Copa da paz e uma Copa que de fato, contempla a questão da alegria na diversidade, por que é uma Copa contra o racismo”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff, que participou da solenidade de abertura da festa, na tarde desta quinta-feira (20).

A ideia de realizar uma festa para celebrar a produção vinícola da cidade surgiu em 1931, quando o município era responsável por quase um terço da produção gaúcha da fruta. Naquele ano, os produtores locais chegaram a exportar 21,1 milhões de litros de vinho tinto e a cidade crescia. Naquele ano, a festa se resumiu a uma exposição de uvas, mas o sucesso fez com que o evento fosse repetido já no ano seguinte. Atualmente, a festa é realizada a cada dois anos.

Visite o site oficial da Feira Nacional da Uva. 

Fonte:

Portal Brasil



20/02/2014 18:30


Artigos Relacionados


7ª Virada Cultural Paulista celebra a diversidade artística

7ª Virada Cultural Paulista celebra a diversidade artística

Exposição apresenta a diversidade cultural e artística brasileira em Brasília

Especialistas querem que conteúdos audiovisuais incluam diversidade cultural brasileira

CPTM: Festa celebra o 92º aniversário da ferrovia Perus-Pirapora

CPTM: Festa celebra o 92º aniversário da ferrovia Perus-Pirapora