Festival Estudantil de Teatro apresentará 19 espetáculos em Belo Horizonte



A 11ª edição do Festival Estudantil de Teatro (Feto) apresentará em Belo Horizonte (MG) 19 espetáculos - 16 nas categorias “Escola de Teatro” e “Teatro na Escola”, além de três espetáculos convidados -, de 21 a 30 de outubro.

O evento conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e é realizado pela Associação No Ato Cultural, cujo trabalho envolve educação e cultura.

Durante dez dias, a programação do festival também incluirá análises de espetáculos da categoria “Escola de Teatro”, encontros e oficinas nas áreas de arte-educação, teatro, circo e gestão cultural, voltadas para públicos de todas as idades. Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever no site do festival, até o dia 14 de outubro.


Café com Queijo

No dia 21, às 20h,  no Galpão Cine-Horto (Rua Pitangui, 3.613 – Horto) será apresentado o espetáculo de abertura do Feto, intitulado Café com Queijo, do Lume Teatro, da cidade de Campinas, São Paulo.

A programação deste ano inclui três Cafetos (café-encontros do festival) voltados para os temas Políticas Culturais e Teatro na Escola. Pela primeira vez na história do evento, será desenvolvido o Intercâmbios Possíveis, uma ação de reflexão entre escolas de teatro, que apresentará dois espetáculos e um encontro de diálogos entre alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) e Instituto Universitário Nacional del Arte (Iuna), de Buenos Aires, na Argentina.  Esta ação é aberta ao público e é fruto do debate “Escola de Teatro”, iniciado na edição 2010 do festival.


Festival Estudantil

O Festival Estudantil de Teatro teve início em 1999, em Belo Horizonte, e já recebeu milhares de estudantes, grupos, educadores e agentes culturais de todo o Brasil. A programação é sempre diversificada e inclui, além de apresentações de artes cênicas, várias oficinas, análise de espetáculos, encontros e debates. O objetivo é promover o diálogo entre estudantes, educadores, grupos e produtores culturais.

Além dos benefícios da Lei Rouanet, o festival possui apoio institucional do Instituto Unimed-BH e patrocínio da Cemig, por meio do Programa Cemig Cultural, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.


Fonte:
Ministério da Cultura

 

13/10/2011 17:32


Artigos Relacionados


Festival Estudantil de Teatro abre inscrições para oficinas em Belo Horizonte

Festival Estudantil de Teatro em MG recebe inscrições

Conservatório de Tatuí apresenta 25º Festival Estudantil de Teatro

Agenda Cultural destaca 21º Festival Estudantil de Teatro de SP

Funarte promove curso sobre teatro contemporâneo em Belo Horizonte

Senado apresenta teatro de bonecos em comunidade carente de Belo Horizonte