Festival Internacional BNDES de Piano leva espetáculos a seis capitais brasileiras



Começa neste domingo (27), o Festival Internacional BNDES de Piano, que segue até o próximo dia 12 de dezembro, nas cidades do Rio de Janeiro, Fortaleza, Aracaju, Belém, Recife e Manaus. O evento promove recitais gratuitos de jovens pianistas premiados em competições internacionais e marca o início das inscrições para o III Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro, cuja disputa ocorre no fim do ano de 2012.
A abertura acontece no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, às 11h, com apresentação do russo Daniil Trifonov, vencedor do Concurso Tchaikovsky 2011. O espetáculo marca também a estreia de um piano Steinway — fabricado pela tradicional empresa alemã —, que será utilizado nas futuras edições do concurso.
Ainda na abertura será lançado o livro biográfico bilíngue Guiomar Novaes do Brasil, de Luciana Medeiros e João Luiz Sampaio. Acompanham a publicação dois CDs contendo registros inéditos de performances da pianista à frente da New York Philharmonic.
Para o encerramento do Festival Internacional BNDES de Piano, no dia 11 de dezembro, foi convidado o renomado pianista brasileiro Nelson Freire. Até lá, terão se apresentado no evento pianistas como Evgeny Brakhman, Haochen Zhang, Fabio Martino, Lukas Geniusas, Kotaro Fukuma e Sasha Grynyuk.
As apresentações se concentrarão em teatros históricos de grande valor arquitetônico: Teatro Amazonas (Manaus), Teatro da Paz (Belém), Teatro de Santa Isabel (Recife), Teatro José de Alencar (Fortaleza) e Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Os três últimos foram restaurados em 2002, 2005 e 2009, respectivamente.
Concurso
O III Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro, previsto para ocorrer entre 25 de novembro e 8 de dezembro de 2012, está com inscrições abertas até 2 de julho próximo. Podem participar pianistas de todas as nacionalidades, que tenham entre 17 e 30 anos de idade. O vencedor do primeiro prêmio receberá R$ 80 mil e terá a oportunidade de se apresentar no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.
Em 2011, o concurso foi admitido oficialmente como membro da World Federation of International Music Competitions (WFIMC), referência mundial no cenário de concursos internacionais de música.
A terceira edição do Concurso homenageará o compositor e intérprete José Antônio de Almeida Prado. Além de seu notável legado artístico, o pianista destacou-se por sua significativa atuação no magistério, tendo lecionado durante 25 anos no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Mais informações no site do concurso.

Fonte:
BNDES

 



24/11/2011 19:40


Artigos Relacionados


Recital de Barry Douglas abre Concurso Internacional BNDES de Piano no RJ

Escola Superior de Redes leva cursos a cinco capitais brasileiras

Conferências de assistência social chegam a seis capitais brasileiras nesta semana

Festival Nacional de Choro será realizado em cinco capitais brasileiras

Circuito Cultural Paulista leva espetáculos a cidades do interior

Cultura Livre SP leva espetáculos teatrais ao Parque Ecológico do Tietê