Festival Internacional de Cinema Infantil chega ao Rio



O Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) completa onze anos celebrando os números que fazem da mostra a principal do gênero no país. O festival já soma hoje 570 filmes exibidos e um público total superior a um milhão de espectadores. Neste ano, a programação reunirá 90 filmes de 20 países – cerca de 70% inéditos –, que serão exibidos com exclusividade nas salas de cinema da Rede Cinemark, agora em cinco cidades brasileiras, entre curtas e longas-metragens brasileiros e internacionais, mostras especiais, além de oficinas e debates. O festival passou por Natal (de 20 a 29 de setembro), Aracaju e Salvador (4 a 13 de outubro) e chega ao Rio de Janeiro e Niterói nesta sexta-feira (18), seguindo até o dia 27 de outubro.

Uma das atrações do festival, o Prêmio Brasil de Cinema Infantil  chega à sua sexta edição com 132 filmes inscritos e 24 selecionados com o objetivo de estimular a produção de filmes nacionais para crianças. Premiará ainda os melhores curtas de ficção, animação e da Mostra Teen.

Nesta edição, o festival apresenta novidades. O programa Histórias de dar Medo brinca com o lado lúdico do cinema de gênero com uma seleção especial de curtas-metragens, incluindo o clássico Frankenstein Punk, de Cao Hamburger e Eliana Fonseca. Outra novidade é a homenagem à Mônica, personagem de Mauricio de Sousa que celebra 50 anos em 2013. Cine Gibi – O Filme, de 2004, será exibido em sessões especiais.

No Programa Internacional, filmes inéditos com muitos prêmios na bagagem. Entre as atrações estão a produção russa Kikoriki - A Turma Invencível, a produção tcheca Brinquedos no Sótão, do mestre da animação Ji?í Barta, e o longa francês O Menino da Floresta, de Jean-Christophe Dessaint.

Ji?í Barta virá ao Brasil para a 5ª edição do Fórum Pensar a Infância, que acontece no Oi Futuro de Ipanema nos dias 22,23 e 24 de outubro. Nesta edição, o Fórum Pensar a Infância dialogará sobre as narrativas para a infância e os desafios do mercado e educação no cinema e segue com a proposta da troca de conhecimento e a busca pela excelência em novas safras audiovisuais dedicadas à infância, através de encontros e reflexões com profissionais da área, que oferecem suas experiências sobre criação, produção e distribuição de conteúdo cinematográfico.

Um dos programas mais concorridos do FICI, a Dublagem ao vivo, contará este ano com três filmes holandeses – como Nono Zigue-Zague, vencedor do prêmio da audiência no European Film Awards, e Os Mágicos, prêmio de melhor filme no Nederlands Film Festival e Bennie Travesso. Completam a programação os alemães Victor e a Mansão dos Crocodilos e O Ouro das Estrelas. Enquanto o filme é exibido, a dublagem é feita por profissionais, em tempo real, dentro da sala de exibição, permitindo à plateia acompanhar e conhecer de perto o trabalho dos dubladores.  O Ouro das Estrelas também faz parte do Programa Goldener Spatz, que homenageia o ano da Alemanha no Brasil, que terá exibições de curtas-metragens infantis premiados no Festival de Berlim, batizado de 5x Alemanha.

A sessão O Pequeno Jornalista, que após a exibição promove um debate entre um jornalista convidado e as crianças, terá como foco o filme O Menino da Floresta. Outro grande evento de  sucesso do FICI é O Pequeno Cientista. Após a sessão, as crianças fazem diversas experiências científicas sobre o tema abordado no filme, orientadas por um cientista. Este ano o filme escolhido é Osmose Jones – Uma Aventura Radical no Corpo Humano, dos irmãos Bobby e Peter Farrelly, indicado ao Annie, grande prêmio do cinema de animação.

O FICI dá ainda uma segunda chance aos pequenos para conferir grandes sucessos da telona com uma seleção especial nas mostras Se você Ainda não Viu, que reúne títulos como Outback – Uma Galera Animal, O Mar Não Está Pra Peixe – Tubarões à Vista e Sammy – A Grande Fuga, Se Você Ainda Não Viu em 3D (Detona Ralph, Universidade Monstros e Frankenweenie) e Panorama Brasil, com os filmes Brichos 2 – A Floresta é Nossa, Peixonauta – Agente Secreto da O.S.T.R.A e Cocoricó Conta Clássicos.

Patrocínio

Patrocinado pelo BNDES desde 2007, o evento busca preencher o espaço crescente no Brasil para exibição de conteúdo cinematográfico que atenda à faixa etária dos 4 aos 16 anos de idade. Trata-se de um nicho a que o Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo do BNDES dedica especial atenção, já tendo financiado obras de sucesso como Peixonauta e Meu Amigãozão.

O BNDES atua em diversas frentes para o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor: produção, finalização e distribuição de obras cinematográficas, implantação de salas de cinema, projetos de coprodução internacional e patrocínio a festivais que promovam a circulação dos filmes brasileiros.

Este ano, já receberam recursos do Banco eventos como Festival do Rio, Festival de Brasília, Cine PE, Cine Ceará, Festival Internacional de Curitiba, Mostra Internacional de Cinema de Tiradentes e Mostra de Cinema de Ouro Preto.

O Banco também apoia a reforma e construção de salas de cinema em regiões carentes de equipamentos culturais por meio do programa Cinema Perto de Você, parceria com a Ancine e o Ministério da Cultura. Já foram inauguradas 174 novas salas, número que deve chegar próximo a 300 até o fim do ano. Desde 2007, o Banco apoiou cerca de 30% das novas salas inauguradas no Brasil.

A iniciativa mais recente de estímulo ao setor é a linha de digitalização, lançada em janeiro deste ano. O objetivo é contribuir para a atualização tecnológica do parque exibidor, e a expectativa é que sejam investidos R$ 146 milhões em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), operados pelo BNDES.

 

Fonte:

Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social

Festival Internacional de Cinema Infantil



17/10/2013 18:01


Artigos Relacionados


Festival Internacional de Cinema Infantil chega a Salvador e Aracaju

Festival de Cinema Infantil (Fici) chega a Recife em 8 de outubro

Prorrogadas as inscrições para Festival Internacional de Cinema Infantil

Festival Internacional de Cinema Infantil & Juvenil de Lisboa recebe inscrições

Festival de Cinema Infantil de Chicago abre inscrições

Prorrogadas inscrições para festival de cinema infantil