Festival internacional de dança prossegue até o dia 29 em em Salvador



Artistas, professores, produtores, pesquisadores e profissionais ligados à dança, de 18 países, se reúnem - desde o dia 1º até 29 de abril - em Salvador, para o 6º Vivadança Festival Internacional. 

A programação inclui espetáculos, oficinas, debates, exibição de vídeos e exposições. A Funarte e o Ministério da Cultura dão apoio ao evento, através de financiamento a oficinas. Pela primeira vez, parte da programação do festival será levada a Minas Gerais e a Brasília. O festival ocupa quatro espaços culturais da capital baiana: o Teatro Vila Velha; o Teatro Molière, Aliança Francesa; o Teatro do Goethe-Institut, Instituto Cultural Brasil-Alemanha (ICBA); e o Cine-Teatro Solar Boa Vista. 

Os objetivos da iniciativa são reunir as pessoas interessadas em dança e promover contatos; permitir a troca de experiências; estimular a diversidade cultural; democratizar o acesso aos espaços artísticos e promover uma ampla celebração da dança. 

Entre as diversas ações do festival está a Mostra Casa Aberta, que abre espaço para amadores e profissionais de vários estilos. Já a Mostra Hip Hop em Movimento congrega DJs, grafiteiros, rappers e dançarinos de break. Haverá também o 3º Prêmio Vivadança, que incentiva a criação de um espetáculo inédito, para ser apresentado na Bahia. 

A ideia principal do evento é estimular a fruição, criação, difusão e reflexão da dança, sem limites nem preconceitos. A proposta é abrir campo para diálogos e trocas de experiências entre artista e público, amadores e profissionais, artistas de estilos clássico e popular, de centro e periferia. “É a diversidade em movimento”, define Cristina Castro, diretora artística do projeto. 

O Vivadança surgiu em 2007, no Teatro Vila Velha, batizado inicialmente de Mês da Dança no Vila - para comemorar o Dia Internacional da Dança, 29 de abril. O evento consolidou-se na agenda cultural baiana. 

“Seis anos após a criação do festival, é possível perceber o quanto o ele cresceu, amadureceu e se reinventou, tendo como norte apenas uma certeza: precisamos estar sempre abertos à novidade e atentos às expectativas de cada novo cenário. Estamos muito felizes com essa energia boa que circula no festival”, reflete Cristina. 

Para mais informações acesse o site do festival

 

Fonte:
Funarte



09/04/2012 16:20


Artigos Relacionados


Salvador recebe festival internacional de dança no mês de abril

Cultura promove Festival Internacional de Dança em São Paulo

Cultura promove Festival Internacional de Dança em São Paulo

Festival Internacional de Cinema Infantil chega a Salvador e Aracaju

Teatro Sérgio Cardoso sedia Festival Internacional de Dança

Dança: Secretaria da Cultura promove 2º Festival de Dança da Terceira Idade