Festival traz adaptações de obras literárias latino-americanas para o cinema



Filmes do Brasil, México, Argentina e Cuba – as mais importantes cinematografias da América Latina – poderão ser vistos entre os dias 23 de agosto e 4 de setembro na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. O Festival “Adaptação: a Literatura no Cinema” terá sessões com filmes inéditos ou pouco exibidos no Brasil, e debates com diretores, roteiristas e escritores, nacionais e internacionais.

Os filmes latino-americanos adaptados de livros são o foco do festival, que também tem a preocupação de discutir as relações entre cinema e literatura. “Um de nossos objetivos é ser ponto de encontro e troca de ideias entre autores, artistas, escritores e diretores e oferecer ao público a oportunidade de fazer parte desse debate”, afirma Carolina Benjamin, idealizadora e uma das curadoras da mostra.

Um dos destaques da programação é o filme mexicano “O Galo de Ouro”, primeiro roteiro para cinema do escritor colombiano Gabriel García Márquez. A adaptação foi feita em 1964 a partir de obra original de outro grande nome da literatura latino-americana, o mexicano Juan Rulfo. Haverá duas adaptações de outro clássico de Rulfo, “Pedro Páramo”.

Também inéditas nas telas cariocas são duas adaptações de obras do escritor cubano Edmundo Desnoes. A primeira delas é “Memórias do Subdesenvolvimento”, de 1968, dirigido por Tomás Gutiérrez Alea e considerado o melhor filme cubano de todos os tempos. O segundo é o recente “Memórias do Desenvolvimento” (2010), filme de outro cineasta de Cuba, Miguel Coyula.

Do cinema argentino, os destaques são dois filmes do diretor Marcelo Piñeyro, um deles o conhecido “Plata Quemada”, adaptado de um livro de Ricardo Piglia. Ainda fazem parte da mostra duas adaptações de obras de Julio Cortázar, “Mentiras Piedosas” e “Circe”.

O cinema brasileiro será a principal atração de cinco dias do festival, com filmes adaptados de obras de Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, José Lins do Rego e Marcelo Rubens Paiva, entre outros. De Machado, serão exibidas duas versões do clássico “Memórias Póstumas de Brás Cubas”: a de 1985, dirigida por Júlio Bressane; e a de 2001, de André Klotzel.

O cineasta Walter Lima Jr. terá três filmes na mostra: “Menino de Engenho” (1965), adaptado do romance do mesmo nome, de José Lins do Rego; “Inocencia”, de 1983, baseado no livro do Visconde de Taunay; e “A Ostra e o Vento” (1997), roteiro originado do livro de Moacir C. Lopes. Serão exibidos dois filmes adaptados da obra de Graciliano Ramos: “Vidas Secas” (1964), de Nelson Pereira dos Santos, e “São Bernardo” (1972), de Leon Hirszman.

Paralelamente às sessões nos cinemas da Caixa Cultural, no centro do Rio, serão realizadas palestras gratuitas, no Espaço Sesc, em Copacabana, zona sul da cidade.

A programação completa do festival está disponível no site da iniciativa.

 

Fonte:
Agência Brasil



22/08/2011 19:30


Artigos Relacionados


Festival traz novidades do cinema Latino-Americano para São Paulo

Cinema: Festival latino-americano traz 40 cineastas para São Paulo a partir do dia 10

Cinema: Obras inéditas e raras serão apresentadas no Primeiro Festival de Cinema Latino-americano

Cultura: Festival latino-americano traz 40 cineastas para São Paulo

Cultura: Festival latino-americano traz 40 cineastas para São Paulo

Inscrições para festival de cinema latino-americano terminam dia 30