Fies atinge a marca de mais de 1,2 milhão de contratos



O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) atingiu, em julho deste ano, a marca de 1.292.644 contratos firmados desde 2010, quando o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o agente operador do Fies. Para celebrar o resultado, a presidenta da República, Dilma Rousseff participou, nesta quinta-feira (22), de cerimônia comemorativa no Teatro Sesc Vila Mariana, em São Paulo.

O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, também participou da cerimônia e afirmou que o Fies tem ajudado o crescimento também de outras áreas extremamente importantes para o País, como Engenharia, Enfermagem e Pedagogia, que foi o curso mais procurado para o financiamento no último ano. O ministro lembrou ainda que o acesso ao curso superior no Brasil aumentou cerca de 150%, com a ajuda do Fies.

A presidenta reforçou a importância do financiamento para o estudante que não tem condições de pagar integralmente as mensalidades, lembrando que com o diploma de curso superior é possível ser melhor colocado no mercado de trabalho. Além disso, segundo a presidenta estatísticas comprovam  que os graduados ganham cerca de quatro vezes mais o valor de quem não possui o diploma de curso superior.

Fies

É um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo ministério.

Em 2010, o Fies passou a funcionar em um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ( FNDE ) passou a ser o agente operador e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.

Podem requerer o financiamento estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), oferecidos por instituições de educação superior participantes do Fies.

São financiados de 50% a 100% dos encargos educacionais, de acordo com a renda familiar mensal bruta e do comprometimento dessa renda com os custos da mensalidade.

Apenas estudantes com renda familiar mensal bruta de no máximo 20 salários mínimos podem requerer o financiamento.

Mais informações acesse

 

Fonte:

MEC



11/09/2013 11:12


Artigos Relacionados


Fies supera marca de 556 mil contratos em 2013

Acompanhe ao vivo cerimônia comemorativa de um milhão de contratos do FIES

Poupatempo Taubaté atinge marca de um milhão de atendimentos

Fies formaliza mais de 327 mil contratos no primeiro semestre de 2013

Fies renovará contratos até 31 de dezembro

Novos contratos do Fies devem ser renovados até 16 de setembro