Fiesp estima crescimento de 10% nas atividades da indústria este ano



A atividade da indústria paulista deve crescer 10% este ano em comparação com 2009, segundo estimativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). 

Para o diretor do Departamento de Economia da entidade, Paulo Francini, a atividade industrial deve crescer nos próximos meses em um ritmo mais lento do que o verificado no início do ano, quando as empresas estavam em processo de recuperação da crise financeira internacional. “Começamos a ter como base comparativa meses que foram de recuperação em 2009”, destacou.

No acumulado de janeiro a agosto, o Índice de Atividade da Indústria registrou aumento de 12,3% em relação ao mesmo período de 2009. A média dos últimos meses de 2010 deve ser de elevação de 0,7%, estimou Francini. Assim, ficaria  garantida a alta de 10% no balanço final do ano.

Em agosto, no entanto, a atividade industrial teve uma elevação de apenas 0,4%. Francini admitiu que o número foi “um pouco abaixo” das expectativas, mas disse que a variação é normal e não chegou a surpreender. Dos 17 setores avaliados pela Fiesp, 11 tiveram alta, um ficou estável e cinco caíram.

Entre os que cresceram está o setor de bebidas e alimentos, que teve aumento de 2,1% em agosto, acima da média da indústria como um todo. O economista ressaltou que o bom desempenho deste setor reflete o momento favorável do emprego e da renda dos trabalhadores.

O setor de minerais não metálicos, ligado à construção civil, foi outro que apresentou alta, com crescimento de 2,3% no nível de atividade do mês passado. Francini lembrou que o ramo teve uma ligeira queda em agosto, mas “neste mês se recuperou com folga”.

Uma das mais atingidas pela crise financeira, a indústria de máquinas e equipamentos cresceu 1,6% em agosto e já soma recuperação de 31,9% nos oito primeiros meses do ano, muito superior à média do setor industrial como um todo.


Fonte:
Agência Brasil



30/09/2010 14:23


Artigos Relacionados


Fiesp estima que indústria crescerá até 2% este ano

Medidas do governo para estimular indústria terão efeito em 2013, estima Fiesp

Fiesp projeta retração no crescimento da indústria de transformação

PIB zero vai provocar revisão para baixo das estimativas de crescimento da indústria este ano

Copom estima que não haverá reajuste nos preços da gasolina e do gás este ano

Indústria da cana-de-açúcar estima baixa de produção