Fifa alerta torcedores sobre compra de ingressos para a Copa
A venda de ingressos para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 já atingiu uma cifra recorde durante as duas primeiras fases de venda. Para os torcedores de todo o planeta, a única fonte de ingressos oficiais e garantidos para a Copa de 2014 é o www.fifa.com. Mais nenhum site e nenhum terceiro tem qualquer direito de vender legitimamente ingressos para o Mundial.
Outros sites que estiverem oferecendo ingressos para a Copa do Mundo não são canais legítimos de venda. Os revendedores que estejam operando ou oferecendo ingressos o fazem em violação dos termos e condições dos ingressos, transgredindo as leis em vigor no Brasil.
Mais do que isso, tais empresas estão oferecendo ingressos que nem sequer possuem, já que os mesmos não serão impressos antes de abril de 2014.
Comprar de fontes não autorizadas representa inúmeros riscos
Adquirir de fontes não autorizadas apresenta inúmeros riscos para os consumidores. Eles podem acabar pagando mais do que o valor de face dos ingressos ou receber ingressos para lugares diferentes daqueles que de fato haviam comprado.
Como demonstra a experiência com as Copas do Mundo da Fifa anteriores, é provável que os consumidores que comprem de revendedores não autorizados recebam ingressos falsificados ou inválidos ou sequer recebam ingresso algum, ou ainda os recebam tarde demais para assistir à partida, apesar de já terem viajado com a confiança de vê-la.
Combate ao problema
Por meio da Match Services e de seu departamento de vigilância, a Fifa está tomando medidas severas. A Match Services é a entidade indicada pela Fifa para administrar a venda e distribuição de todos os ingressos da Copa do Mundo de 2014 e também é responsável por conduzir e supervisionar o Programa de Vigilância da Emissão de Ingressos da Fifa, por meio da equipe especializada da Match Enforcement.
Para combater este problema mundial, a Fifa e a Match Enforcement usam estratégias jurídicas, operacionais e educativas. Ambas estão trabalhando em conjunto com diversas autoridades governamentais e de cumprimento da lei em todo o mundo, além de com autoridades de proteção ao consumidor. A Match Enforcement já tem em sua mira centenas de entidades em todo o mundo.
Todos os torcedores que desejem viajar ao Brasil devem estar cientes da importância de comprar ingressos autênticos por meio de fontes autorizadas, e de comprar pacotes de hospitalidade aprovados pela Fifa, especialmente diante das frequentes mensagens conflitantes emitidas pelos operadores não autorizados.
Fifa reforça que:
- O www.fifa.com é a única fonte de ingressos legítimos.
- Somente os afiliados comerciais da Fifa têm direito de realizar promoções com ingressos (os torcedores podem encontrar a lista de todos os patrocinadores em www.fifa.com/Marketing).
- Não está disponível nenhum pacote de ingressos que inclua viagem, já que não há nenhum Programa de Operadores de Turismo.
- A Match Hospitality é a única entidade que pode oferecer ingressos garantidos para os jogos associados a benefícios de hospitalidade nos estádios. A Match Hospitality indicou agentes de venda. Para obter uma lista dos mesmos, consulte o www.fifa.com.
- Ofertas não oficiais de ingressos devem muito provavelmente incluir ingressos originários de fontes não autorizadas.
- Ofertas não oficiais de ingressos de parte de fontes não autorizadas não são válidas e podem perfeitamente resultar em que o portador dos mesmos não seja autorizado a entrar nas partidas da Copa do Mundo da Fifa 2014.
As cláusulas jurídicas fazem parte do Regulamento de Venda de Ingressos e dos Termos e Condições Gerais para o Uso de Ingressos da Copa do Mundo da Fifa 2014™, que podem ser consultados nos seguintes endereços:
http://www.fifa.com/worldcup/organisation/ticketing/legal/sales-regulations/index.html
http://www.fifa.com/worldcup/organisation/ticketing/legal/terms-conditions/index.html
No Brasil, sob o Art. 41 do Estatuto do Torcedor, é crime vender ou fornecer um ingresso por um preço superior ao valor de face.
Além disso, o Art. 32, Parágrafo Único da Lei Geral da Copa transforma em crime usar ingressos para a Copa do Mundo da Fifa 2014™ com o propósito de obter vantagens econômicas.
Fonte:
Federação Internacional de Futebol
30/01/2014 12:01
Artigos Relacionados
Com aval da Fifa, Brasil destinará de 30% a 40% dos ingressos da Copa para cotas
Fifa propõe ingressos mais baratos como alternativa à meia entrada na Copa de 2014
Torcedores retiram ingressos para jogo inaugural da Arena da Amazônia
Fifa lança aplicativo oficial de futebol para torcedores
Procon orienta sobre compra de ingressos pela internet
Saúde: Secretaria alerta torcedores sobre sintomas de sarampo na volta da Alemanha