Figueiró pede mais investimento em infraestrutura no Mato Grosso do Sul



O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) pediu mais investimentos do governo federal em infraestrutura logística na Região Centro-Oeste, apontando a falta de estradas, portos e aeroportos, necessários ao desenvolvimento das potencialidades da região e à exploração de suas riquezas. O senador destacou o seu estado, Mato Grosso do Sul, onde é expressivo o desempenho do agronegócio.

Figueiró disse, em discurso nesta quarta-feira (16), que o seu estado necessita da recuperação imediata da malha ferroviária de Três Lagoas a Corumbá; do ramal entre Campo Grande, Sidrolândia, Maracaju e Ponta Porã; bem como a implantação da ferrovia Maracaju-Porto Murtinho e também a Dourados, em demanda ao estado do Paraná.

- O diagnóstico de nossos gargalos é por demais conhecido. Os projetos existem, os recursos podem ser disponibilizados a qualquer tempo, mas infelizmente a presença do governo tem demorado a chegar - lamentou.

O parlamentar também comentou dados divulgados na semana passada pelo jornal O Estado de S.Paulo, em fóruns sobre a região Centro-Oeste com indicadores econômicos e sociais. Ele ressaltou que o seu estado é responsável por 7% de toda a produção de grãos; tem um rebanho com 21 milhões de cabeças; aumentou em 10%, este ano, o volume de cana-de-açúcar processada; e a exploração do maciço florestal de eucaliptos sustenta a indústria de papel e celulose. Além disso, está sendo implantada no estado a maior fábrica de fertilizantes da América Latina.

Figueiró disse que o seu estado, com "terra à vontade", potencial e capacidade de trabalho dá "respostas positivas" ao Brasil e espera mais investimentos.

- Aí sim, o governo federal estaria retribuindo o extraordinário esforço do Mato Grosso do Sul para o desenvolvimento econômico do país - disse.



16/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Figueiró pede apoio a propostas que beneficiam Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró pede solução para conflito agrário em Mato Grosso do Sul

Figueiró reivindica separadora de gás em Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró comemora 36 anos de Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró quer separadora de gás em Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró comemora crescimento da indústria no Mato Grosso do Sul