Fim de proibição para seguro de vida de menor de 14 anos abre pauta da CAE



A norma que proíbe a contratação de seguro de vida para menores de 14 anos poderá ser abolida da legislação que regulamenta operações de seguros privados e sua fiscalização (Decreto-Lei 2.063/1940). Medida nesse sentido consta de proposta que abre a pauta de votações da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que se reúne terça-feira (14).

Conforme argumentos reunidos na matéria (PLS 442/08), a proibição foi adotada para conter abusos registrados à época em que a norma foi elaborada, inclusive "com sacrifício de inocentes para facilitar o recebimento de soma segurada". Nos dias atuais, ainda de acordo com justificação do projeto, a proteção aos menores está assegurada tanto pela Constituição federal, como pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, não havendo mais razão para o veto à contratação de seguro sobre a vida de menores de 14 anos.

A proposta foi apresentada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), por sugestão encaminhada pela Procuradoria Geral da República. Ao apresentar voto favorável à proposta, o relator do texto na CAE, senador Raimundo Colombo (DEM-SC), ressalta que a legislação atual também impede o pagamento de indenizações mediante fraude. Ao defender a revogação do artigo sugerida na proposta (art. 109 do Decreto-Lei 2.063/1940), Raimundo Colombo observa que, "se no passado havia motivos que justificassem esta vedação legal, já não mais subsistem".



10/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE aprova fim de proibição para seguro de vida de menor de 14 anos

Proibição de trabalho para menor de 16 anos deve constar do ECA

Museu da Vida abre concurso de fotografia para estudantes de 14 a 25 anos

Mão Santa abre homenagem pelos 15 anos da Rede Vida

Governo do Estado amplia seguro de vida para policiais

CAE aprova projeto que garante seguro de vida para motoboys