Financiamento estudantil atinge 305 mil contratos firmados em 2012



Entre 2010 e 2012 foram 535,8 mil contratos assinados, sendo que o curso mais procurado nesse período foi o de direito

 

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) alcançou 305 mil contratos firmados este ano, número que representa o dobro do total atingido no ano passado, que foi de 153 mil contratos.

O aumento das adesões de estudantes ao programa começou desde que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o agente operador do Fies, em 2010. Com a mudança, novas regras do financiamento foram estabelecidas, como a redução dos juros para 3,4% ao ano e o aumento dos prazos de carência para 18 meses e de amortização, para três vezes o período financiado, acrescido de doze meses.

Dados mostram que o número de financiamentos tem crescido substancialmente a cada ano. No ano de 2010, 75,9 mil contratos foram firmados; em 2011 esse número saltou para 153,9 mil; já neste ano foram formalizados 305,8 mil contratos.

Entre 2010 e 2012 foram 535,8 mil contratos assinados, sendo que o curso mais procurado nesse período foi o de direito, com 85 mil adesões; seguido de administração, com 44 mil; enfermagem, com 43 mil; e engenharia civil, com 33 mil.

 

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que foi criado em 1999, com o objetivo de financiar, prioritariamente, os estudos dos alunos de cursos de graduação matriculados em instituições não gratuitas.

O programa financia de 50% a 100% dos encargos educacionais, dependendo da renda familiar mensal bruta e do comprometimento dessa renda com os custos da mensalidade. Apenas alunos com renda familiar mensal bruta de, no máximo, 20 salários mínimos podem requerer o financiamento. Outro critério é estar matriculado em cursos de graduação com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do MEC.

De acordo com o presidente do FNDE, José Carlos Freitas, as mudanças foram necessárias para o aumento significativo ao financiamento. “A meta é atender ainda mais estudantes de famílias de baixa renda, que nunca tiveram acesso ao ensino superior”.

 

Fies Técnico

Além do financiamento aos estudantes de cursos superior, foi criado o Fies Técnico, que financia diretamente o aluno que cursa escolas privadas ou ligadas ao Sistema S - desde que sejam cadastradas no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) - e habilitadas pelo MEC.

Atualmente, mais de três mil escolas estão habilitadas a receber alunos nessas condições. A carência é de 18 meses e o tempo para quitação da dívida equivale a seis vezes o período do curso mais doze meses, com taxa de juros de 3,4% ao ano.

 

Fies Empresa

Existe ainda o Fies Empresa, com financiamento dirigido para empresas que pretendem investir na qualificação profissional de seus empregados. Os funcionários podem se beneficiar diretamente dos recursos oferecidos pelo fundo sem, no entanto, ter de fazer o ressarcimento, pois quem fica responsável pela parte financeira é a própria empresa.

Para sanar dúvidas e obter mais informações sobre o financiamento estão disponíveis o número da Central de Atendimento: 0800 616161 ou o canal eletrônico para envio de mensagens do FNDE.

Acesse a página do Fies para efetuar sua inscrição.

 

 

 

 

Leia mais:

Prazo para renovação do Fies é prorrogado para 31 de dezembro

Escolas técnicas terão oito milhões de vagas até 2014

Fies quer 200 mil novos alunos em 2012

Empresas podem obter financiamento especial e qualificar funcionários

 

Fonte:
Ministério da Educação
Fies
Portal Brasil

 



30/08/2012 14:41


Artigos Relacionados


Contratos de financiamento estudantil aumentam 140% entre 2011 e 2012

Financiamento estudantil atinge recorde em crédito concedido

Contratos do Financiamento Estudantil têm prazo de renovação prorrogado

Fundo chega a 505,7 mil contratos firmados no ano

Assinatura de contratos do PAC são firmados em Belo Horizonte

CGU divulga contratos firmados com empresas terceirizadas e atas de registro de preços