Finep lança edital para melhorar qualidade de vida de pessoas com deficiência
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançou na última quinta-feira (29) uma chamada pública para tecnologia assistiva. O objetivo é desenvolver estratégias que aumentem a autonomia e a qualidade de vida de idosos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
No total, serão investidos R$ 20 milhões em recursos não reembolsáveis – que não precisam ser devolvidos – para o financiamento de projetos cooperativos entre empresas brasileiras e Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs). A chamada pública está em conformidade com o Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência - o Viver sem Limite - lançado pelo governo federal no último 17 de novembro.
Há quatro linhas temáticas e cada uma é voltada para um tipo específico de deficiência: visual, auditiva, física e múltipla (que abrange dois ou mais tipos de deficiência). Softwares de reconhecimento de voz, impressoras Braille, tecnologia nanoeletrônica aplicada a aparelhos auditivos e próteses para articulações são alguns exemplos de produtos que podem ser viabilizados por meio deste edital.
A seleção de projetos se realizará em duas etapas. Na primeira, a empresa proponente, de forma individual ou em associação com outras empresas, deverá apresentar uma Carta de Manifestação de Interesse. O envio poderá ser feito até o dia 3 de fevereiro de 2012. A segunda etapa consiste na apresentação da proposta completa submetida pela ICT parceira. As instituições participantes precisam ter, no mínimo, três anos de existência.
Os recursos financeiros são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e pelo menos 30% serão aplicados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Caso o valor total das propostas selecionadas para aprovação, oriundas dessas regiões, seja inferior a esse percentual, os recursos não aplicados serão automaticamente transferidos às propostas de outras regiões com melhor classificação. A data prevista para a divulgação do resultado final é 10 de julho de 2012.
Fonte:
Finep
30/12/2011 16:03
Artigos Relacionados
Projetos tentam melhorar qualidade de vida de pessoas com doenças raras
Finep lança edital de R$ 14,5 milhões para setor aquaviário
Finep lança edital para projetos de aquicultura e pesca
Finep lança edital para produtos médicos e biomateriais
Jorge Viana: Rio+20 é oportunidade para melhorar qualidade de vida no mundo
IBGE lança programa para melhorar qualidade dos gastos