Flávio Arns defende reciclagem como forma eficiente de preservar o meio ambiente



O senador Flávio Arns (PT-PR) apresentou, em discurso nesta quinta-feira (14), projeto de lei instituindo o Dia Nacional da Reciclagem, a ser comemorado em 5 de junho, mesma data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo da proposta, explicou, é chamar a atenção da sociedade "para essa forma rápida e eficiente de preservação do meio ambiente e do planeta".

Flávio Arns citou, em seu discurso, iniciativas de reciclagem adotadas no país, com destaque para a experiência da Escola Especial Bom Jesus, de Campo Largo (PR), em que alunos com deficiência mental participam de oficinas de proteção ao meio ambiente, atividade estendida às famílias e à comunidade. O projeto teve início em 2000, tornou-se uma ação efetiva da escola, que hoje separa, pesa e venda material para empresas do ramo de reciclagem. A venda dos materiais recicláveis possibilitou à escola a ampliação do espaço físico onde são desenvolvidas as atividades de reciclagem.

Flávio Arns também elogiou o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho do Estado do Paraná, com a coordenação da Procuradora do Trabalho e Coordenadora do Fórum Estadual de Lixo e Cidadania, Margaret Matos de Carvalho junto aos catadores de papel em Curitiba, que estão sendo organizados em cooperativa. Ele também elogiou o trabalho promovido pela Associação Brasileira dos Recicladores (Recibras), que tem como objetivo organizar, orientar e representar os recicladores de materiais ferrosos e não-ferrosos.

- A reciclagem é uma das várias alternativas para a preservação do meio ambiente e um dos meios mais concretos e práticos para evitarmos o desgaste dos recursos naturais e está acessível a todos nós, podendo tornar-se um hábito pessoal, familiar e comunitário. Acredito que, incentivando a reciclagem, estaremos também promovendo a preservação do meio ambiente - afirmou.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) cumprimentou Arns por sua preocupação com o meio ambiente, com os catadores de papel e com as suas organizações, que se têm constituído num importante fenômeno social.

Medicamentos

Flávio Arns também defendeu projeto de lei de sua autoria (PLS 338/07) em tramitação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) que trata do fornecimento de medicamentos para pessoas com doenças crônicas. Segundo o parlamentar, o projeto foi amplamente debatido com o Ministério Público, o Ministério da Saúde, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, e com associações de doentes crônicos. No entanto, pediu que os cidadãos de modo geral acessem o projeto pela Internet para sugerir melhorias.

O senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da CDH, que ocupava no momento a presidência dos trabalhos, disse que irá ao Ministério da Saúde defender o projeto juntamente com o do senador Tião Viana (PT-AC), o PLS 219/07, de mesmo teor.

Acupuntura

Flávio Arns chamou ainda a atenção dos senadores para o Projeto de Lei do Senado (PLS) 480/03), de autoria da senadora Fátima Cleide (PT-RO), do qual é relator na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que trata da regulamentação da acupuntura no país.

O parlamentar relatou reunião realizada na manhã desta quinta-feira com representantes do setor e do Ministério da Saúde, que considerou "proveitosa".

- É uma satisfação que este debate esteja acontecendo no Senado Federal - afirmou o parlamentar.

14/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flávio Arns registra ação de jovens pelo meio ambiente

Pesquisador defende modernização da agricultura para preservar meio ambiente

Dia nacional de reciclagem, proposto por Flávio Arns, segue para análise da Câmara

Para reduzir custos e preservar o meio ambiente, senador defende uso de álcool e biodiesel pela aviação comercial

Dicas para preservar o Meio Ambiente

Cartilha ensina jovens a preservar o meio ambiente