Flávio Arns registra publicação de livro sobre protagonismo das pessoas com deficiência
O senador Flávio Arns (PSDB-PR) comunicou ao Plenário o lançamento do livro Autogestão e Autodefensoria: Conquistando autonomia e participação, publicado pela Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais. Ele parabenizou a entidade pela publicação.
Flávio Arns explicou que, de acordo com a autodefensoria, também denominada autoadvocacia, a própria pessoa com deficiência é a advogada de suas causas. As pessoas com deficiência teriam, assim, o direito de participar de reuniões, congressos, diretorias e afins, que tenham como objetivo discutir assuntos ligados a seus direitos como deficientes. Assim, disse, podem falar sobre o que é importante para a sua independência, autonomia e dignidade.
As pessoas com deficiência, ressaltou o senador, enfrentam rotineiramente desafios no mercado de trabalho, na área educacional, no acesso à saúde, no lazer, no esporte, nos relacionamentos amorosos e no processo de envelhecimento.
- A pessoa com deficiência precisa participar de todos os aspectos da comunidade, estar presente no orçamento da educação, da saúde, do esporte, da cultura, do trabalho, em todas as políticas públicas. Vamos escutar a própria pessoa e sua família, eles são os especialistas. Vamos agir em função do que elas falam - afirmou.
A autodefensoria, informou o senador, já é praticada pela própria Federação das Apaes há mais de oito anos.
28/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Flavio Arns registra eventos em favor das pessoas com deficiência
Paim elogia publicação de livro sobre pessoas com deficiência
Flávio Arns saúda STJ pela contratação de 220 pessoas com deficiência
Flávio Arns ressalta a importância do trabalho de Louis Braille para as pessoas com deficiência
Flávio Arns destaca importância dos meio de comunicação no combate ao preconceito contra pessoas com deficiência
Flávio Arns elogia mostra de filmes sobre deficiência