Flexa Ribeiro pede conclusão de obras de hidrovia no Pará



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), em pronunciamento nesta segunda-feira (18), cobrou do governo federal o fim do impasse em torno das obras da Hidrovia do Tocantins. Ele salientou a unanimidade da bancada parlamentar do Pará em apoio à retomada da construção, paralisada desde 2011 "sem explicação plausível":

- É um sentimento e a vontade de mais de 7,5 milhões de paraenses que clamam por essa obra. Não dá para fazer política com esta obra que não seja política de Estado. Isto é algo que tem a maior importância para o desenvolvimento não só do Sul e do Sudeste do Pará, mas para todo o estado do Pará - afirmou.

Flexa Ribeiro disse que a construção das eclusas do Tucuruí, inauguradas em 2010, foi uma obra necessária, mas não suficiente, para a navegabilidade no Rio Tocantins, que depende do derrocamento do Pedral do Lourenço. No entanto, o senador lamentou que a presidente Dilma Rousseff tenha determinado, em julho de 2011, a suspensão do derrocamento, apesar de previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Flexa Ribeiro lembrou que as dificuldades na hidrovia têm atrasado a implantação da siderúrgica Aços Laminados do Pará (Alpa) em Marabá, e frisou que a União tem uma dívida com o Pará em termos de infraestrutura.



18/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro cobra conclusão de hidrovia no rio Tocantins

Flexa Ribeiro comemora edital para obra na Hidrovia do Tocantins-Araguaia

Flexa Ribeiro pede continuidade de obras no rio Tocantins

Flexa Ribeiro pede instalação de subcomissão de acompanhamento das obras do PAC

Paraenses aguardam obra na hidrovia Araguaia-Tocantins, diz Flexa Ribeiro

Flexa comemora aprovação de projetos de sua autoria e cobra conclusão de obras no Pará