Flexa Ribeiro relata novas invasões de fazendas pelo MST, com depredações



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) afirmou em Plenário que o Movimento dos Sem Terra (MST) promoveu novas invasões de fazendas nesta quarta-feira (4), no Sul do Pará, "usando de violência contra empregados e suas famílias, depredando casas, incendiando tratores, currais e sementes". Ele mostrou várias fotos ao Plenário "comprovando a violência" das invasões nas fazendas Maria Bonita, Agro Santa Bárbara e Rio Vermelho, na região de Eldorado dos Carajás.

-As invasões ocorrem com violência e os governos do Pará e federal não tomam nenhuma providência. O MST depreda e a sociedade paga. O MST se firma como uma excrescência covarde, absurda, criminosa, terrorista e assassina, ameaçando o Estado Democrático de Direito - opinou.

Em aparte, o senador José Nery (PSOL-PA) sustentou que "isso aí é o resultado de 500 anos de concentração da propriedade da terra" e da ausência do governo para tratar "de forma correta e justa" a questão fundiária no Brasil. Depois de alguns minutos, Flexa Ribeiro pediu que Nery encerrasse o aparte, pois queria continuar o discurso. Houve troca de frases em tom ríspido entre os dois após Flexa Ribeiro dizer que Nery era "defensor dos atos de violência". Nery retrucou, sustentando que uma das fazendas invadidas teria sido comprada com "dinheiro de corrupção" pelo banqueiro Daniel Dantas.

A seguir, também houve discussão em tom agressivo entre Flexa Ribeiro e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que teve um pedido de aparte negado. O presidente da sessão, senador Mão Santa (PSC-PI), chegou a cortar o som do microfone de todos eles, até que os ânimos serenassem. Suplicy e Nery pediram direito de resposta, quando cada um discursou por cinco minutos.

Universidade

Antes de deixar a tribuna, Flexa Ribeiro disse que tinha "uma boa notícia" a dar aos paraenses - a criação da Universidade Federal do Oeste do Pará, localizada em Santarém. Ele foi convidado para a solenidade, no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (5), afirmando que luta pela universidade desde que chegou ao Senado.



04/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro relata caminhadas pelo interior do Pará

Flexa Ribeiro relata viagem pelo interior do Pará

Flexa Ribeiro relata em Plenário problemas enfrentados pelo Pará

Flexa Ribeiro critica invasões do MST no Pará

Flexa Ribeiro volta a denunciar invasões em fazenda no Pará

Flexa Ribeiro relata viagem ao interior do Pará