Floresta Nacional integra projeto de cidades emergentes sustentáveis
A Floresta Nacional (Flona) da Restinga de Cabedelo , gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi convidada a participar da Iniciativa Cidades Emergentes Sustentáveis (ICES), projeto financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que visa à "construção", na América Latina, de cidades sustentáveis para o futuro. No Brasil, dois municípios foram selecionados para a ICES: Goiânia (GO) e João Pessoa (PB) – em cuja região metropolitana se situa a floresta nacional.
Segundo Eder Zanetti, engenheiro florestal da Codasle, empresa que presta consultoria ao BID, a partir de agora a floresta nacional trabalhará junto às demais instituições envolvidas "na construção de uma estrutura verde para absorver os impactos da estrutura cinza da cidade, e assim manter a qualidade de vida das gerações futuras".
O Projeto Extremo Oriental das Américas, iniciativa conservacionista regional idealizada pela equipe da floresta nacional, foi responsável pela aproximação entre a unidade de conservação (UC) federal e o BID, parceria esta que será formalizada através da assinatura de um termo de cooperação técnica. "Quando descobrimos que a UC já desenvolvia pesquisas nas áreas de interesse da iniciativa como o inventário do efeito estufa sobre as vulnerabilidades climáticas e o estudo de crescimento urbano, se tornou muito relevante a inserção dela no nosso projeto", explica a consultora do BID em Brasília, Sara Irffi.
"De fato há uma convergência de objetivos entre o Projeto Extremo Oriental das Américas e a ICES. Tenho a convicção de que a formalização de uma cooperação entre nós será oportuna e produtiva", destaca Orione Álvares, analista ambiental da Floresta Nacional de Cabedelo e coordenador do projeto, cujo objetivo é fomentar a relação integrada entre ciência e políticas públicas em prol da gestão ambiental de 16 unidades de conservação situadas na região estuarina do rio Paraíba – que engloba os municípios de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita e Lucena.
O convite da parceria foi feito recentemente, quando Orione recebeu em reunião na sede da floresta nacional, uma comitiva liderada por representantes do BID; de empresas de consultoria contratadas pelo banco; da Marinha do Brasil; da Capitania dos Portos; e das prefeituras de João Pessoa e Cabedelo.
Fonte:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
22/11/2013 16:04
Artigos Relacionados
Novo acordo de cooperação irá promover cidades sustentáveis
Fundo Clima financiará desenvolvimento de cidades sustentáveis
Rio+20: Comissão de Meio Ambiente debate cidades sustentáveis
Rio+20: Comissão de Meio Ambiente debate cidades sustentáveis
Eduardo Suplicy registra lançamento do programa Cidades Sustentáveis
Cidades sustentáveis é o tema da nova edição do Prêmio Jovem Cientista