Floresta pública do Pará já está demarcada para uso de empresas por meio de concessão
O Serviço Florestal Brasileiro entregou nesta quarta-feira (2) às duas empresas que venceram a concessão na Floresta Nacional (Flona) de Saracá-Taquera os documentos sobre a demarcação de uma área de 48 mil hectares que será manejada por elas.
O documento registra a delimitação das duas unidades de manejo e a localização dos elementos para identificar o perímetro da área, como os marcos geodésicos (pequenas estruturas de concreto com uma placa de metal que traz as coordenadas do local) e placas de sinalização. Com essas referências, as empresas concessionárias saberão exatamente o local que podem usar.
A demarcação evita que a extração de madeira ocorra fora da unidade de manejo e também dá ao Estado condições de ter maior controle sobre a área, afirma o geógrafo da Gerência de Cadastro do Serviço Florestal, Rodrigo Santos.
Manejo
A Flona de Saracá-Taquera foi a segunda no País a passar pelo processo de concessão florestal, que destina áreas de floresta à extração de madeira de forma sustentável e mediante pagamento ao governo. As duas empresas foram escolhidas em agosto de 2010, em um processo licitatório que abrange critérios ambientais e sociais.
As concessionárias são responsáveis por apresentar o Plano de Manejo Florestal Sustentável ao Ibama, que traz o planejamento do uso da área durante os 40 anos do contrato assinado com o Serviço Florestal.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
24/02/2011 19:28
Artigos Relacionados
Simon apóia decisão judicial que suspende concessão de floresta pública
Encontros sobre a concessão para a Floresta de Altamira começa nesta terça-feira (26)
Empresas podem concorrer a 210 mil hectares de floresta no Pará
Meio Ambiente: Abertas inscrições de trabalhos e exposições para Encontro Água & Floresta
Meio Ambiente: Abertas inscrições de trabalhos e exposições para Encontro Água & Floresta
Meio Ambiente: Abertas inscrições de trabalhos e exposições para Encontro Água & Floresta