Força Aérea Brasileira celebra aniversário de 70 anos e Dia do Aviador



A Força Aérea Brasileira (FAB) promove uma série de eventos culturais para comemorar seus 70 anos e o Dia do Aviador, que será festejado no próximo domingo (23). Além de mostras em bases aéreas e parques de manutenção, a Aeronáutica promoverá exposições de fotografia, depois de lançar um documentário sobre a atuação da Aeronáutica brasileira desde sua fundação, em janeiro de 1941.

A dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó foi uma das maiores atrações do tradicional Domingo Aéreo, promovido anualmente pelo Parque de Material Aeronáutico (Pama/SP) do Campo de Marte, na capital paulista, que teve um público de cerca de 20 mil pessoas. “Para nós, receber o convite da FAB para cantar num evento como esse é uma grande honra”, disse Chitãozinho antes de subir ao palco.

Durante o evento, o público teve oportunidade de conhecer o presente e o passado da força. Ao lado dos caças Northrop F-5EM modernizados pela Embraer, que formam a espinha dorsal da Aviação de Caça brasileira, estavam velhos veteranos, como o C-115 Búfalo, que deixou marcas profundas na Amazônia em mais de 30 anos de operação.

Um avião de treinamento North American T-6G, operado pela Esquadrilha da Fumaça até 1975, ocupava lugar de destaque na exposição depois de restaurado pela equipe do Pama. “É um ícone da aviação nacional. Trabalhamos para deixá-lo o mais próximo possível do original”, conta o suboficial Wagner Wilson Serafim, um dos responsáveis pelo trabalho.

Os profissionais de saúde do Hospital da Aeronáutica de São Paulo (Hasp) montaram um atendimento especial ao público. De acordo com a tenente-coronel Maria Clélia Borro, fisioterapeuta e coordenadora da ação, foram integradas diferentes áreas para orientar a população na saúde preventiva com verificação da pressão arterial e glicemia, odontologia e nutrição.

Em Brasília, no Teatro da Poupex, a FAB lançou o filme Na velocidade da história na última quinta-feira (13). Produzido pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer), realçou imagens, entrevistas e noticiários sobre os principais momentos da Aeronáutica do Brasil.

Além do documentário, uma mostra de fotografia percorrerá o País. Intitulada 70 anos em 70 imagens, a exposição apresentou, entre os dias 10 e 14 de outubro, no Espaço Cultural do Senado Federal, as ações do Correio Aéreo Nacional (CAN) e as missões humanitárias da FAB no Brasil e no exterior. Ainda será exibida no Espaço Cultural da Aeronáutica, no anexo B do prédio do Comando da Aeronáutica, na Esplanada dos Ministérios. O acervo, depois, vai percorrer Comandos Aéreos Regionais em todo o País. A entrada é franca.

 

Fonte:
Ministério da Defesa



18/10/2011 11:16


Artigos Relacionados


Força Aérea celebra dia da aviação dos helicópteros

Senado vai homenagear Força Aérea Brasileira

Tuma homenageia Força Aérea Brasileira

Parlamentares homenageiam a Força Aérea Brasileira

Advogados da AGU conhecem unidades da Força Aérea Brasileira

Força Aérea Brasileira lança novo portal na internet