Força Nacional continua a atuar nas regiões de fronteira



O Ministério da Justiça decidiu prorrogar por mais 90 dias, a partir desta segunda-feira (19), o prazo de emprego da Força Nacional de Segurança Pública nas regiões fronteiriças do Brasil – Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e Santa Catarina.

De acordo com as portarias publicadas nesta segunda-feira no Diário Oficial da União, a medida visa apoiar as ações do Departamento de Polícia Federal nesses estados, como parte da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron).

A operação desenvolvida pelo Departamento de Polícia Federal, por determinação da Presidência da República, foi lançada ano passado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para coibir o tráfico de drogas e de armas, a entrada de produtos ilícitos, a saída irregular de riquezas e crimes conexos, além de prestar apoio em ações imediatas nos casos em que forem detectadas práticas criminosas nessas regiões.

De acordo com a portaria, o prazo poderá ser prorrogado novamente. Em Mato Grosso do Sul a Força Nacional permanecerá por mais tempo – seis meses, a contar do último dia 1º. No caso do Pará, a operação reforça as ações de retirada de não índios da Terra Indígena Apyterewa, localizada no município de São Félix do Xingu. O acesso ao local passou a ser controlado no começo do ano passado, com a presença da Polícia Federal e da Força Nacional.

 

Fonte:
Agência Brasil



19/03/2012 12:25


Artigos Relacionados


Força Nacional vai atuar em regiões de fronteira no Acre

Força Nacional vai atuar em Mato Grosso do Sul

Força Nacional vai atuar nas eleições de domingo

Força Nacional de Segurança vai atuar em Mato Grosso

Força Nacional vai atuar em 20 cidades no Entorno do Distrito Federal

Força Nacional da Defensoria Pública começa a atuar no Maranhão