Força Nacional fará segurança no Acre e Piauí
Os homens da Força Nacional reforçarão a segurança no Acre e Piauí, por determinação do Ministério da Justiça. A portaria, assinada pelo ministro José Eduardo Cardozo, está publicada nesta terça-feira (16) no Diário Oficial da União. A ordem é que a tropa nacional fique no Acre por, no mínimo, dois meses e no Piauí por 30 dias.
O envio da Força Nacional atende aos pedidos dos governos do Piauí e do Acre. No caso do Acre, a tropa será enviada para região rural de Alto Envira. As autoridades acreanas alegam ter dificuldade de monitorar e garantir a segurança no local onde foi preso, na semana passada, o narcotraficante português Joaquim António Custódio Fadista.
No Acre, a região fica próxima à fronteira do Brasil com o Peru, na Floresta Amazônica. A expectativa, segundo as autoridades acreanas, é que a Força Nacional chegue à região até sexta-feira (19).
No caso do Piauí, o período de 30 dias pode ser ampliado, segundo a portaria. A ideia é garantir a segurança enquanto os policiais militares do estado estão em greve. Os militares piauienses pedem reajuste salarial e equiparação com os policiais civis.
No total, 340 policiais no Piauí aderiram à paralisação. O Ministério da Justiça não divulgou detalhes da operação que será executada pela Força Nacional e o número de homens envolvidos. Segundo agentes, a ausência de detalhes é motivada por questões de segurança. Na segunda-feira (15), o governo do estado se reuniu com autoridades na tentativa de encerrar o impasse.
Fonte:
Agência Brasil
16/08/2011 15:17
Artigos Relacionados
Força Nacional fará segurança de sorteio da Copa
Força Nacional atuará no Piauí até fim da greve dos servidores de segurança pública
Força Nacional do SUS chega ao Acre
Força Nacional vai permanecer no Acre e no Mato Grosso do Sul
Força Nacional vai atuar em regiões de fronteira no Acre
Força Nacional do SUS reforça atendimento à população no Acre