Força Nacional reduz à metade homicídios no Entorno do DF
Desde que chegou à região do Entorno do Distrito Federal em abril deste ano, a Força Nacional conseguiu reduzir praticamente à metade o número de homicídios. A informação é da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás.
Iniciada em 30 de abril, a Operação Entorno 2 foi concebida com o objetivo de diminuir o índice de homicídios na região. Em abril, foram registrados 71 homicídios. Em junho, esse índice já havia caído 36,6%, com 45 homicídios. Em julho foram 36 casos, 49,3% menos do que o registrado no mês anterior à chegada da força.
O grupo tem atuado em cinco cidades goianas: Águas Lindas, Novo Gama, Luziânia, Valparaíso e Cidade Ocidental. No último dia 2, a permanência da Força Nacional no Entorno do DF foi prorrogada por mais três meses pelo Ministério da Justiça.
Coordenador das operações da Força Nacional com a Polícia Militar de Goiás, o tenente-coronel Wellington Reis disse que as ações têm dado maior segurança à população. “As pessoas têm manifestado apoio às nossas ações. Tudo está muito bem e a sensação de segurança é cada vez maior”, disse.
Segundo o policial, há um efetivo de delegados, peritos e agentes em Luziânia fazendo levantamentos de inquéritos parados no Jardim Ingá, um dos pontos mais violentos de todo o Entorno do DF. “Depois, vamos estender [o levantamento] para [outros bairros de] Luziânia e Valparaíso”, acrescentou.
Dados atualizados do Ministério da Justiça indicam que a Operação Entorno 2 já fez 17,73 mil abordagens de pessoas. Foram abordados também quase 4 mil veículos, entre carros, ônibus e motos, e feitas 116 prisões na região – em meio a 155 operações policiais, oito mandados judiciais cumpridos e oito veículos recuperados.
Foram apreendidas ainda 19 armas de fogo e R$ 35.726, 00, além de 188 aparelhos eletrônicos, 48 máquinas caça-níqueis e cinco celulares. Ao todo, foram feitas 474 ações de apoio a outros órgãos.
A Força Nacional foi criada em 2004 para atender situações emergenciais nos estados. É formada por policiais e bombeiros altamente capacitados, que passam por treinamento na Academia Nacional de Polícia (da Polícia Federal) em Brasília. Cerca de 7,7 mil agentes de segurança já foram treinados.
Fonte:
Agência Brasil
04/08/2011 16:16
Artigos Relacionados
Força Nacional começa a investigar homicídios em Alagoas nesta terça
Prorrogada permanência da Força Nacional no Entorno do DF
Força Nacional fica mais 90 dias no entorno do DF
Justiça aumenta efetivo da Força Nacional de Segurança no Entorno do DF
Força Nacional vai atuar em 20 cidades no Entorno do Distrito Federal
Força Nacional de Segurança ajuda a reduzir criminalidade no Entorno