Força-Tarefa Previdenciária prende 24 pessoas acusadas de fraudar INSS em Alagoas



Vinte e quatro pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (14), em Alagoas, durante operação da Força-Tarefa Previdenciária, composta por servidores da Polícia Federal, Previdência Social e Ministério Público Federal. Também foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão. Os detidos são acusados de fraudar a concessão de benefícios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

A operação CID-F (referência aos transtornos psiquiátricos no Código Internacional de Doenças) cumpriu ainda quatro mandados de condução coercitiva. Entre os presos estão seis servidores do INSS, sendo três médicos peritos e três servidores de uma Agência da Previdência Social localizada na região central de Maceió, além de donos de escritórios de contabilidade e pessoas que recebiam indevidamente auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

A participação dos contadores consistia em criar vínculos empregatícios falsos para os interessados. As empresas empregadoras utilizadas nas fraudes eram fantasmas. “Formalizado” o vínculo empregatício e, consequentemente, a condição de segurado da Previdência Social, o interessado recebia laudo fraudulento que atestava transtorno psiquiátrico visando a obtenção de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Os prejuízos estimados são de R$ 12 milhões e há evidências de que a quadrilha atuava há três anos. Os acusados responderão pelos crimes de estelionato qualificado, formação de quadrilha, falsidade ideológica, uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistema de informações, corrupção ativa e passiva, além do crime de falsa perícia. As penas somadas podem atingir mais de quarenta anos de prisão.

 

Fonte:
Ministério da Previdência Social



14/06/2011 17:29


Artigos Relacionados


Força-tarefa prende seis acusados de fraudar Previdência Social no Maranhão

Força-Tarefa Previdenciária prende nove nesta terça-feira (19)

Polícia Federal prende sete pessoas acusadas de venda clandestina de botox

Força-Tarefa Previdenciária desmonta fraude em SP

Força-tarefa previdenciária desarticula quadrilha no Paraná

Força-tarefa previdenciária investiga quadrilha de intermediários