Fórum Ibas pede reforma do Conselho de Segurança da ONU e do FMI



A presidenta Dilma Rousseff está participando, desde segunda-feira (17), em Pretória, na África do Sul, da 5ª Cúpula do Fórum de Diálogo do Ibas. O Fórum Ibas é uma iniciativa trilateral entre Índia, Brasil e África do Sul, desenvolvida no intuito de promover a cooperação Sul-Sul.

Os três países, chamados emergentes, destacam-se pelo crescimento da economia e assumem papel relevante na comunidade internacional. Com isso, pretendem apresentar na Cúpula do G20 (as 20 maiores economias do mundo) uma posição comum sobre a crise econômica internacional.

Os líderes dos três países defendem a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Indianos, brasileiros e sul-africanos querem ter direito a ocupar um espaço fixo nesses órgãos. Também são contrários às soluções militares para encerrar impasses como o da Líbia, no qual os Estados Unidos e a União Europeia aprovaram a adoção da área de exclusão aérea na região, sob comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O fluxo de comércio entre os países do Ibas quadruplicou entre 2003 e 2010, passando de US$ 4,38 bilhões para US$ 16,1 bilhões. Indianos, brasileiros e sul-africanos desenvolvem ainda parcerias, por meio do Fundo Ibas, para combater a fome e a pobreza em seis países. Juntos, apoiam projetos de coleta de resíduos sólidos no Haiti e em mais oito países e de melhoramento agropecuário.

Dilma Rousseff se reuniu com o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e com o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e deverão conversar sobre o desenvolvimento sustentável, principal tema da Conferência Rio+20 – que ocorrerá de maio a junho de 2012 no Rio de Janeiro. Haverá ainda reuniões técnicas setoriais nas áreas de defesa, energia e ciência e tecnologia.

Para a Índia, o Brasil e a África do Sul, a prioridade deve ser a chamada cooperação Sul-Sul, com o objetivo de gerar contribuições efetivas no combate à desigualdade e à exclusão social. O Fundo Ibas para o Alívio da Fome e da Pobreza, criado em 2004, é o principal instrumento para a execução das metas.

 

Fonte:
Agência Brasil



18/10/2011 11:04


Artigos Relacionados


Brasil pede a Ban Ki-moon que priorize reforma do Conselho de Segurança e Rio+20

Fórum Ibas lança novo portal

Sibá relata participação no fórum IBAS na África do Sul

Sibá relata participação no fórum Ibas, na África do Sul

Patriota defende reforma do Conselho de Segurança da ONU

Brasil e países do G4 defendem reforma do Conselho de Segurança