Fórum Internacional de Dança começa nesta quarta-feira (20) em Belo Horizonte
Na quarta-feira (20), começa a segunda etapa do Fórum Internacional de Dança (FID 2010), com a apresentação de 15 espetáculos, de 11 companhias nacionais e internacionais. Com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), a programação segue até 3 de novembro, em diversos espaços culturais de Belo Horizonte (MG).
O evento integra experiência e inovação: artistas como Trisha Brown (EUA), Angel Vianna (Brasil) e Louise Lecavalier (Canadá) reúnem-se a performers da mais recente geração da dança contemporânea brasileira. A 11ª edição do evento, que tem o tema “Por uma museologia do corpo que dança”, reúne grandes nomes, que representam a história da dança no Brasil e no mundo.
O fórum é composto de três programas: o FID Território Minas (grupos mineiros), o FIDinho (voltado para formação de público infantil) e o FID Conexão InterNacional (com grupos estrangeiros e brasileiros). Além dos espetáculos, estão programadas uma palestra-apresentação com o coreógrafo e dramaturgo alemão Raimund Hoghe e debates sobre os rumos da modernidade da dança brasileira, com Arnaldo Alvarenga e a bailarina, coreógrafa e professora Angel Vianna, que oferece, ainda, uma aula aberta ao público. Também há exibições de vídeos da “FIDoteca”, o acervo audiovisual do fórum, que registra toda a sua trajetória.
“A proposta do FID é proporcionar ao público apresentações em um ambiente de qualidade reconhecida na dança contemporânea”, diz Carla Lobo, diretora executiva do fórum. O evento, criado em 1996, também se propõe a promover a pesquisa, a integração de profissionais de diferentes culturas, o debate e o estímulo à produção. “A ideia é sempre mostrar que a dança não é apenas arte, mas também uma forma de pensamento, capaz de produzir novos conhecimentos”, completa.
Veja aqui a programação completa
Mais informações no site do FID.
Fonte:
Funarte
18/10/2010 18:09
Artigos Relacionados
Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade começa nesta quarta-feira
Fórum de Coprodução começa em Belo Horizonte
Ano Internacional da Química começa oficialmente nesta quarta-feira
Fórum de políticas culturais discute economia criativa em Belo Horizonte
Segunda etapa do Forum Alô, Brasil! será realizada em Belo Horizonte
Fórum Internacional de Software Livre começa nesta 4a. (21)