Fórum Mundial da Água: debatedores fazem balanço positivo de participação brasileira



A participação do Brasil no 6º Fórum Mundial da Água, realizado no mês passado em Marselha, França, foi elogiada nesta quarta-feira (4) durante audiência pública da Subcomissão da Água. Debatedores e senadores fizeram um balanço positivo do evento e foram unânimes ao apontar o crescente protagonismo do país em temas relacionados ao meio-ambiente.

VEJA MAIS

Para o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), o Brasil tem avançado “aos olhos do mundo” na questão do desenvolvimento sustentável.

- O Brasil cada vez mais assume protagonismo na questão ambiental. Isso ficou claro no Fórum – ressaltou o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Segundo o presidente da Agência Nacional de Águas do Brasil (ANA), Vicente Andreu, houve um reconhecimento dos avanços brasileiros.

- A delegação brasileira teve uma grande presença política e tecnicamente – assinalou.

Mas ele questionou a relevância que o tema ‘água’ terá na Rio+20 e pediu a criação de um organismo mundial que impulsione uma melhor distribuição de água entre os países.

A ministra Meio Ambiente, Izabela Teixeira, destacou que apesar de posições e distintas apresentadas durante o Fórum, ficou claro que um dos maiores desafios mundiais é unir a sustentabilidade dos recursos hídricos com as mudanças climáticas.

- Precisamos discutir o futuro do uso da água e a necessidade do desenvolvimento de tecnologias mais eficientes para reduzir desperdícios e o uso da água de forma mais estratégica – declarou.

2018

Os participantes da audiência também defenderam a realização da oitava edição do evento no Brasil em 2018. De acordo com a ministra do Meio Ambiente, a proposta de realização do Fórum Mundial da Água no país foi apresentada durante a sexta edição do evento.

Organizado pelo Conselho Mundial da Água, o fórum ocorre a cada três anos e tem como objetivo elaborar metas técnicas e políticas para a conservação, proteção, planejamento, gestão e uso dos recursos hídricos. Também confirmaram presença à reunião no Senado o presidente do comitê internacional do 6º Fórum Mundial da Água, Benedito Braga, e o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo.

 



04/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim faz balanço de sua participação no Fórum Social Mundial

Sérgio Souza relata participação no Fórum Mundial da Água

Senadores discutem a participação do Brasil no 5º Fórum Mundial da Água

Rodrigo Rollemberg destaca participação do Brasil no Fórum Mundial de Água, na França

Comissão de Meio Ambiente discute participação do Brasil no 5º Fórum Mundial da Água

Comitiva brasileira defende Belo Monte no Fórum Mundial da Água