Fórum Senado Brasil 2012 vai debater ‘analfabetismo científico’



O físico amazonense Alberto Santoro será cantado em cordel. A iniciativa integra o Fórum Senado Brasil 2012 — projeto do presidente do Senado, José Sarney, que envolve o Legislativo e a sociedade numa avaliação da primeira década deste século, como forma de se pensar o futuro.

A letra do cordel será distribuída no dia 29, no debate inaugural do fórum, sobre o “analfabetismo científico” — um dos desafios científicos do século 21. Santoro estará presente. Popularizar a ciência é o desafio primeiro do evento.

— A força do exemplo de Santoro é referência fundamental para a juventude brasileira — disse Sarney.

A biografia do cientista foi encomendada ao cordelista potiguar Crispiniano Neto.

— Em geral, os heróis são eleitos entre os que usam da espada ou do canhão para vencer batalhas. É preciso conhecer ícones que buscaram soluções pelo caminho da paz — afirmou ele.

O físico amazonense lidera a equipe de brasileiros no LHC, o maior acelerador de partículas do mundo, localizado na fronteira franco-suíça.

O debate será no auditório Petrônio Portella e começará às 8h. O público-alvo inclui o Legislativo, o Executivo, o Judiciário, universitários e interessados em geral.

O fórum será realizado por uma comissão instituída por iniciativa do presidente José Sarney para organizar debates sobre os desafios das democracias modernas, da era tecnológica, das crises financeiras e da cultura.

Criado em março, o colegiado é presidido pelo embaixador e ex-ministro da Cultura Jerônimo Moscardo.

 



04/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney destaca Fórum Senado Brasil 2012, que vai até 7 de agosto

Fórum Senado Brasil 2012 debate processo de construção do país

Brasil apresenta contribuições em fórum científico

Senado programa fórum para debater terceiro setor

Comissão debate persistência do analfabetismo no Brasil

Senado sediará o 16º Fórum Brasil-Europa