Fórum Social Temático discute políticas LGBT
Quais são os caminhos para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais)? Como a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) atua nessa linha? No Fórum Social Temático 2014 (FST), que está sendo realizado em Porto Alegre, até o dia 26 de janeiro, aconteceu hoje (23/01) uma audiência pública com gestores e ativistas LGBT. O intuito foi ouvir a sociedade civil e colocá-la em diálogo com os governos municipal e estadual do Rio Grande do Sul (RS).
Outras reuniões com ativistas de Alagoas, São Paulo e Espírito Santo já vêm acontecendo desde o ano passado com foco na 19ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Combate à Discriminação de LGBT (CNDC/LGBT), prevista para acontecer dias 24 e 25 no Memorial Rio Grande do Sul, também como parte da programação do FST. Uma das principais demandas levantadas pelos ativistas é a efetivação de políticas transversais, que englobem questões LGBT no Ministério da Saúde, na Secretaria de Políticas Para as Mulheres (SPM), na SNJ e nos demais órgãos governamentais.
A secretária adjunta da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do RS, Maria Celeste, reconhece que ainda há muito a ser feito, principalmente por conta da violência homofóbica. “Ainda temos muitos problemas, muitas mortes de LGBT que não são apontadas estatisticamente. Isso dificulta o diagnóstico real. Precisamos que o CNCD nos tensione para que os gestores possam aumentar recursos nas políticas de combate à homofobia”, afirma. Os participantes também destacaram a necessidade urgente da criminalização da homofobia através do Projeto de Lei 122.
O caso do jovem homossexual Kaique Augusto Batista dos Santos, que foi encontrado morto este mês em São Paulo – supostamente vítima de homofobia - foi lembrado. “Ele é mais um exemplo. Muitos LGBT sofrem violência física, psicológica e pressão heteronormativa. Precisamos monitorar não só os dados de violência, mas os atendimentos psicológicos e demais políticas”, propõe Janaina Oliveira, vice-presidente do CNCD/LGBT. Emocionados, os participantes saudaram Kaique com um minuto de palmas durante a audiência.
Secretaria Nacional de Juventude e LGBT
Mas, como a SNJ tem atuado para apoiar a luta pelos direitos dos jovens LGBT? De acordo com Guilherme Alves, assessor adjunto da Assessoria Internacional da SNJ, os programas de juventude hoje trazem consigo o destaque para a temática. "As políticas LGBT estão transversais dentro das políticas como um todo. A SNJ sempre destaca toda a questão assinando diversos documentos em defesa dessa população". Além disso, a Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR) também faz parte do Conselho Nacional de Combate à Discriminação de LGBT.
Mais informações sobre o FST, clique aqui.
Fonte: Secretaria Nacional de Juventude
23/01/2014 18:05
Artigos Relacionados
Movimento de Travestis e Transexuais participa do Fórum Social Temático
Secretaria-Geral participa do Fórum Social Temático 2014
Desenvolvimento Agrário lança livros no Fórum Social Temático
Paim relata resultados do Fórum Social Mundial Temático
Tereza Campello participa do Fórum Social Temático neste sábado (25)
Exposição sobre ditadura militar é uma das atrações do Fórum Social Temático