Fotos de Juan Rulfo ganham exposição na Assembléia



 
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Zambiasi (PTB), juntamente com a embaixadora do México, Cecília Soto Gonçales, inaugurou, domingo, (27/10), a mostra do escritor e fotógrafo mexicano, Juan Rulfo (1918-1986), exposta no saguão de entrada da Assembléia.

Zambiasi disse que o povo gaúcho foi privilegiado com essa iniciativa do Governo Mexicano, que estreita relações com o Brasil e com o Rio Grande do Sul. Conforme o presidente, este evento ficará registrado na história cultural de Porto Alegre, porque a obra de Rulfo, é o testemunho privilegiado da história de um povo, da formação de uma Nação. “È a prova evidente de que a obra deste artista permanece mesmo depois de sua morte”, ressaltou Zambiasi.

Conforme a embaixadora, além da fotografia, Rulfo, destaca-se como um dos maiores expoentes do realismo mágico na literatura latino-americana. Suas duas obras publicadas, o romance Pedro Páramo (1955) e a coletânea de contos e histórias curtas A planície em chamas (1953) dão voz a personagens e tradições do povo mexicano e figuram entre as obras literárias mundiais do gênero.

O filho do fotógrafo e escritor, Juan Francisco Rulfo, disse que o seu pai, ficaria muito orgulhoso em saber que o Brasil, abriu as portas para mostrar o seu trabalho. “Mais de 30 anos de estudo e pesquisa foram dedicados ao povo do nosso país”, destacou.

A mostra "México: Juan Rulfo Fotógrafo", reúne 104 das mais de 7 mil imagens feitas pelo fotógrafo, que retratou a cultura e o povo do interior do México. A exposição já foi exibida na Europa e integra uma série de eventos que a Câmara Rio-Grandense do livro e o Consulado Geral do México, em São Paulo trazem para a cidade dentro da programação da 47ª. Feira do Livro de Porto Alegre, na qual o México é o país homenageado. A visitação ocorre, das 12h às 19h, até o dia 11 de novembro.

Também participaram do evento o presidente da Fundação Juan Rulfo, Vitor Jimenez, o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Paulo Flávio Ledur, o supervisor da diretoria das atividades culturais da Assembléia, Décio Magalhães Duarte e o Adido Cultural do México, Felipe Ehrenberg.





10/29/2001


Artigos Relacionados


Cultura: Exposição no Memorial da América Latina mostra que o escritor Juan Rulfo também foi exímio

Fotografia: Memorial da América Latina expõe imagens que o escritor Juan Rulfo captou em suas viagen

Pinacoteca faz exposição com fotos do Instagram

Exposição com fotos do Paquistão termina amanhã no MIS

Exposição do MIS terá fotos enviadas via Instagram

Exposição com fotos do Paquistão está em cartaz no MIS