Foz do Iguaçu terá Centro de Excelência de futebol feminino



O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participou nesta quarta-feira (19) do lançamento da Pedra Fundamental do Centro Esportivo em Foz do Iguaçu, no Paraná. O projeto, aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte, foi desenvolvido para ser uma referência para o futebol feminino no Brasil, mas poderá receber também diversas outras modalidades esportivas.

O Centro Esportivo terá 43 mil metros quadrados, com dois campos de futebol nos padrões internacionais, vestiários, alojamento para atletas, academia, arquibancadas, duas piscinas, ciclovia, ginásio. A instalação esportiva sediará treinamentos de times e seleções de futebol feminino.

O ministro do Esporte destacou a importância do Centro de Excelência para a cidade de Foz do Iguaçu, para o Estado do Paraná e para o Brasil. Para ele, o novo equipamento, que será construído no Parque Tecnológico Itaipu Brasil, vai possibilitar o desenvolvimento do esporte de alto rendimento na região, além de capacitar a cidade a receber outros grandes eventos esportivos internacionais e também a ser sede de delegações olímpicas que virão treinar antes dos Jogos do Rio 2016. “Foz do Iguaçu tem vocação para receber eventos importantes, como sediou o X Games, e terá ainda mais estrutura para se tornar referência internacional no esporte”, disse.

Rebelo também explicou que o Centro de Excelência será local de treinamento para o futebol feminino, que abrigará treinamento do time do Foz Iguaçu e das seleções brasileira e paraguaia. “O governo federal apoia o futebol feminino e agradece o apoio de Itaipu, empresa que nos enche de orgulho não apenas pelas proezas que realiza na parte de engenharia e pela energia que nos fornece, mas também pelas oportunidades oferecidas para toda a região e para nossos irmãos paraguaios”, afirmou.

O diretor superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Juan Carlos Sotuyo, elogiou o projeto do Centro de Excelência e explicou a infraestrutura que será disponibilizada no local. “Esse projeto se tonará realidade e, além de abrigar treinamentos de times e de seleções, teremos também trabalho de inclusão social”, explicou, detalhando o projeto de construção.

Para o prefeito Reni Pereira, a construção do Centro Esportivo vai ao encontro da receptividade na qual a população trata o futebol feminino. “É um projeto importante e vai colocar Foz em evidência. Aqui, o futebol feminino é uma paixão do nosso povo”, comentou.

Mais tarde, o ministro visitou o terreno onde será construído o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), que faz parte do PAC 2 e tem o objetivo de ampliar a oferta de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em áreas de vulnerabilidade social dos municípios brasileiros. O CIE integra, em um só espaço, atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.

Ainda em Foz do Iguaçu, o ministro Aldo Rebelo realizou visita técnica ao Estádio Pedro Basso, Centro de Treinamento de Seleção (CTS) que receberá a equipe da Coreia do Sul durante a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. As obras incluem reforma do gramado, com novo sistema de drenagem, colocação de cadeiras na arquibancada, iluminação, centro de imprensa, vestiários, academia e fisioterapia.

Participaram do evento o diretor de Futebol Profissional do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde; a coordenadora-geral de Futebol Feminino do Ministério do Esporte, Michael Jackson; o diretor superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Juan Carlos Sotuyo; representante do diretor-geral de Itaipu Binacional, Margaret Groff; prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira; secretário de Esportes e Lazer de Foz do Iguaçu, Anderson Andrade; e o time da categoria Sub-20 de Foz Cataratas.

Fonte:
Ministério do Esporte



21/02/2014 19:36


Artigos Relacionados


Centro Olímpico é novo campeão de Futebol Feminino

Foz do Iguaçu terá centro de estudos em Turismo

Museu do Futebol recebe Certificado de Excelência

Museu do Futebol recebe Certificado de Excelência em site norte-americano

Campeonatos Sub-17 movimentam futebol feminino

Brasileirão de Futebol Feminino define semifinalistas