FRANCELINO DESTACA DIAMANTINA COMO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE
Para o parlamentar, trata-se de um "fato histórico do interesse de todo o país". Ele destacou que a cidade será o 11º sítio no Brasil a receber a distinção concedida pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (Unesco). Entre os já existentes, dois estão em Minas Gerais: o santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, e o centro histórico de Ouro Preto.
Segundo Francelino, o título consolidará a vocação para o turismo cultural e ecológico de Diamantina. O senador elogiou o empenho do prefeito da cidade, João Antunes de Oliveira - que na última quinta-feira (dia 4) recebeu, no Palácio do Planalto, a Comenda da Ordem do Mérito Cultural - e do ministro da Cultura, Francisco Weffort, para que a cidade fosse agraciada. O parlamentar enalteceu ainda o trabalho do jornalista Américo Antunes, presidente da comissão criada há dois anos e meio objetivando a concessão da honraria.
- É de Minas que Diamantina agora vai se projetar além de nossas fronteiras, ao receber o prêmio da Unesco - afirmou Francelino.
O parlamentar lembrou a origem da cidade, em 1713, com a fundação do Arraial do Tejuco pela bandeira paulista de Gerônimo Gouveia. Recordou, por fim, ser Diamantina a terra do ex-presidente Juscelino Kubitschek, idealizador e construtor de Brasília.
05/11/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
DIAMANTINA, PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE É TEMA DE ENTREVISTA DE FRANCELINO
FRANCELINO: DIAMANTINA LUTA PARA SER PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE
Patrimônio da Humanidade, cidade de Diamantina é homenageada com moeda
Marco Maciel destaca os 25 anos de Olinda como Patrimônio Cultural da Humanidade
Marco Maciel destaca os 25 anos de Olinda como Patrimônio Cultural da Humanidade
FRANCELINO COMEMORA NOVA ETAPA PARA DIAMANTINA TORNAR-SE PATRIMÔNIO HISTÓRICO