FRANCELINO: É JUSTA A HOMENAGEM AO EMBAIXADOR FLECHA DE LIMA



O senador Francelino Pereira (PFL-MG) destacou a homenagem a ser prestada hoje (dia 30), em Nova York, ao embaixador Paulo de Tarso Flecha de Lima,que receberá da Câmara de Comércio Brasil/Estados Unidos o título de "Homem do Ano".

Para o senador, é justo o reconhecimento do trabalho desse "autêntico empreendedor da diplomacia brasileira que, nas últimas duas décadas foi partícipe ativo das transformações nas relações do Brasil com o resto do mundo, "arregaçou as mangas em busca de negócios,integrando o país no mercado mundial".

- O êxito da recente visita do presidente Clinton ao Brasil, inicialmente cercada de grandes reservas, mas de resultado prático importante, deveu-se à eficácia da ação de nossa embaixada em Washington comandada por Paulo de Tarso - comentou o senador. Ele enfatizou que, na ocasião, o presidente dos Estados Unidos admitiu a importância do Mercosul e "decidiu marcar a implantação da Área Livre de Comércio das Américas (Alca) pelo ritmo mais conveniente ao Brasil".

Francelino Pereira ressaltoua "inegável habilidade e competência" do embaixador em administrar os conflitos entre o Brasil e os dois grandes mercados mundiais - Europa e Estados Unidos -, buscando sempre a conciliação e defendendo os interesses nacionais à frente das embaixadas brasileiras em Londres e, atualmente, Washington.

O senador lembrou que Paulo de Tarso Flecha de Lima, quando chefe do Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, ajudou a romper a tradição da diplomacia do Itamaraty, "arregaçando as mangas em busca de negócios em todas as partes do mundo".



30/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE SABATINA FLECHA LIMA

Flecha de Lima defende ingresso da Venezuela no Mercosul

SENADO VOTA INDICAÇÕES DE FLECHA DE LIMA E SÉRGIO AMARAL

FLECHA DE LIMA É INDICADO PARA ACUMULAR EMBAIXADA DA ITÁLIA COM A DA ALBÂNCIA

Ministro Flecha de Lima é convidado a falar sobre entrada da Venezuela no Mercosul

CRE APRECIA INDICAÇÃO DE FLECHA DE LIMA PARA ACUMULAR EMBAIXADAS DA ALBÂNIA E ITÁLIA