Francelino Pereira destaca importância do Festival de Curtas-Metragens de Belo Horizonte
Na mostra competitiva oficial, disse Francelino, concorrem 14 curtas nacionais e 36 estrangeiros. O senador destacou ainda a realização das mostras Paralela Brasil e Paralela Minas, que contam com 27 filmes ao todo, concorrendo ao prêmio de melhor curta brasileiro.
Francelino Pereira ressaltou que a programação do festival inclui também três retrospectivas: Uma Vez Kieslowski, com oito curtas de Krzysztof Kieslowski; Retrospectiva Ivan Cardoso, homenageando o criador do terror com comédia e Benditos do Carlão, com apresentação de 11 filmes de Carlos Reichenback.
O senador acrescentou que dez curtas inéditos no Brasil, feitos na Dinamarca, poderão ser vistos na mostra nacional Danish Film Institute, durante o festival. Ele informou ainda que oito curtas neozelandenses e dez filmes franceses serão exibidos pelas seleções Novos da Nova Zelândia e Curta la France.
O Festival de Belo Horizonte, informou Francelino, é promovido pela Fundação Clóvis Salgado, pela associação Pró-Cultura do Palácio das Artes, pela Secretaria Municipal de Cultura e pela empresa Zeta Filmes.
31/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Programação do MIS no 18.º Festival Internacional de Curtas-Metragens
Museu da Imagem e do Som apresenta festival de curtas-metragens
Inscrições abertas para o 23º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo
Cultura: Festival Internacional de Curtas-Metragens começa nesta quinta-feira
Francelino cobra programa de urbanização das favelas para Belo Horizonte
Francelino pede ajuda para hospital universitário de Belo Horizonte