Funai visita base de proteção indígena atacada por traficantes na fronteira com o Peru



O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, e a secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, chegam nesta terça-feira (9) à base da Frente de Proteção Etnoambiental (FPE) Envira, localizada na fronteira entre o estado do Acre e o Peru. Os representantes estarão acompanhados de um efetivo da Polícia Federal.

A base, mantida pela Funai, foi atacada por traficantes peruanos no final de julho. O destacamento fica a 32 quilômetros da fronteira entre o Brasil e o Peru. A equipe da Envira é responsável por garantir a proteção territorial dos grupos de índios isolados que vivem na região acreana de fronteira entre os dois países.

Depois do ataque, os funcionários deixaram o local e voltaram à base na última sexta-feira (5). Uma equipe com seis policiais da Polícia Militar do Acre chegou ao local para dar segurança à equipe no domingo (7).

Logo após o ataque, a Funai comunicou a invasão ao Ministério da Justiça, que mobilizou a Polícia Federal. Com o apoio logístico do estado do Acre e do Exército, e com a ajuda de mateiros que trabalham na frente de Envira, a equipe da PF conseguiu rastrear e prender o narcotraficante português Joaquim Antônio Custódio Fadista. Ele já havia sido preso e extraditado para o Peru, mas voltou à região, supostamente para pegar uma mochila com drogas.

De acordo com a Funai, um dos funcionários e dois mateiros encontraram vestígios de que os traficantes ainda estejam na região e que podem ter atacado os índios. Isso porque foi encontrada uma flecha, pertencente a uma das comunidades de índios isolados, numa mochila deixada em um dos acampamentos dos traficantes.

A equipe da base ainda está vasculhando a região e encontrou trilhas recentes, que devem ter sido feitas pelos traficantes.


Fonte:
Agência Brasil



09/08/2011 10:51


Artigos Relacionados


Força Nacional e Exército farão segurança de base da Funai atacada na fronteira com o Peru

Funai instala base na entrada da terra indígena de Awá

Presidenta da Funai visita a Terra Indígena Mãe Maria

Funai participa de lançamento do Mercosul Indígena

Funai alerta para risco de madeireiros do Peru invadirem áreas ocupadas por índios isolados no Acre

Funai participa do lançamento de plano para educação indígena