Fundação Padre Anchieta anuncia unidade de pesquisa



Proposta da nova unidade é fazer parcerias com institutos de pesquisa e universidades

A Fundação Padre Anchieta (FPA) lançou oficialmente na semana passada a Cultura Data, uma unidade de negócio direcionada a planejar, coordenar, acompanhar e realizar pesquisas de comunicação, mercado e opinião pública para clientes internos e externos, dentro dos campos da missão da FPA, como arte, cultura, entretenimento, cidadania, ecologia e educação. No lançamento, a Fundação anunciou que venderá pesquisas por demanda e, no mínimo, dois estudos por ano ao mercado publicitário, governos e empresas.

“Não faremos pesquisa de audiência nem de intenção de voto e todos os recursos arrecadados voltarão para as produções da Cultura”, assegurou Cícero Feltrin, diretor de marketing e captação da Fundação Padre Anchieta. O primeiro produto disponível no mercado é a pesquisa Sintonia Jovem – o que pensam e desejam os jovens brasileiros, à venda por R$ 3 mil. De acordo com Paulo Markun, diretor-presidente da FPA, o diferencial desta pesquisa está na sistematização de informações que estavam dispersas a respeito do jovem brasileiro.

A socióloga italiana Lívia de Tomasi ajudou no desenvolvimento do produto. Foram estudadas 11 pesquisas sobre a situação do jovem brasileiro. Temas como sexualidade, cultura, lazer, educação, trabalho, diversidade (gênero, cor, raça, orientação sexual, local e região de moradia), drogas, consumo. A publicação Sintonia Jovem agrupa e analisa esse volume de informações em diversas fontes, além de incluir entrevistas em profundidade com especialistas em várias áreas de relacionamento com o público jovem (15 a 22 anos).

“As pesquisas sobre o jovem brasileiro vêm repletas de clichês. Neste trabalho final tentamos sair dos sentidos comuns e mostrar realmente o perfil do jovem brasileiro. Um dado relevante é que, de cada dez novos postos de trabalho gerados, somente um ficou para os jovens. E aquele que encontra trabalho enfrenta condições de extrema precariedade: empregos sem carteira assinadas, baixos salários e longas jornadas de trabalho”, informa Lívia.

Outras pesquisas – Desde a sua criação, no final de 2007, a Cultura Data já formou importantes cases, como as pesquisas para o Tribunal Superior Eleitoral. Para a Associação Brasileira da Indústria Química (Abriquim), atual cliente da Cultura Serviços, realizou pré-teste de programetes e filmes institucionais educativos sobre a indústria. Com quatro analistas de pesquisa contratados e o apoio do Departamento de Marketing da Fundação Padre Anchieta, a proposta da nova unidade é fazer parcerias com institutos de pesquisa e universidades.

Além do Sintonia Jovem está prevista, ainda em 2008, a publicação de outra pesquisa sobre a responsabilidade social. Seu lançamento será em novembro no Espaço de Responsabilidade Social da Expomanagement, promovido pela HSM Management, Cultura e Grupo Integrado. Além da Cultura Data, a undação tem outrzas unidades de negócios: Cultura Canais, Cultura Distribuidora, Cultura Imagens, Cultura Serviços e Cultura Marcas.

Maria Lúcia Zanelli, da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)



08/27/2008


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