Fundação Procon-SP orienta consumidores em Congonhas



Técnicos da fundação entregaram cerca de 3 mil folhetos e prestaram informações aos passageiros

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou nesta quinta-feira, 6, véspera de feriado, no aeroporto de Congonhas, uma mobilização de orientação aos passageiros com relação aos seus direitos no caso de atrasos ou cancelamentos de vôos. Os técnicos da fundação entregaram cerca de três mil folhetos e prestaram informação aos passageiros que apresentavam problemas ou dúvidas.

Esta mobilização, que visa auxiliar os passageiros na atual crise aérea, é uma continuidade das já realizadas nos aeroportos de Cumbica e do interior do Estado ( São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Marília, Bauru, Araçatuba, Franca, Presidente Prudente, São José dos Campos e Campinas) ocorridas em 23 e 29 de agosto, respectivamente.

Os consumidores apresentavam muitas dúvidas quanto aos atrasos de vôo e ao dever da empresa de prestar atendimento. "A orientação da fundação é que a companhia aérea deve, independente do tempo de atraso, prestar a assistência necessária ao consumidor como, por exemplo, hospedagem e alimentação. Além disso, é fundamental que o passageiro seja informado claramente quanto ao tempo de atraso ou cancelamento", afirma Márcia Christina Oliveira, técnica do Procon-SP.

Também estiveram presentes em Congonhas fiscais da Fundação Procon-SP, que realizavam uma operação de rotina e constataram que duas companhias aéreas apresentavam atrasos de vôo (uma com período superior a  quatro horas e outra, a três horas) sem prestar a devida assistência ao consumidor, especialmente quanto à alimentação. Além disso, as empresas deixavam de informar sobre os atrasos ou não o faziam de forma clara e correta.

Desde o início da crise aérea o Procon disponibiliza um canal específico em seu site (www.procon.sp.gov.br) para os consumidores/passageiros fazerem reclamações. As reclamações também podem ser feitas nos postos de atendimento pessoal da fundação nos Poupatempos Itaquera (metrô Corinthians-Itaquera), Sé (Praça do Carmo s/nº) e Santo Amaro (Rua Amador Bueno 176/258). O passageiro também pode encaminhar a sua reclamação por fax (3824-0717) ou carta (Caixa Postal 3050 cep 01061-970).

Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

(I.P.)

 



09/06/2007


Artigos Relacionados


Procon: Fundação orienta consumidores da TAM

Procon-SP: Fundação orienta consumidores sobre título de capitalização Valorcap

Consumidor: Fundação Procon-SP orienta consumidores na hora de fazer as compras de natal

Procon-SP orienta consumidores sobre compras de fim de ano

Procon orienta consumidores sobre o uso do 13° salário

Procon-SP orienta sobre os direitos dos consumidores