Fundo Social: Lu Alckmin lança padarias artesanais em escolas da Zona Norte e RMSP
Programa do Fussesp é levado às unidades de ensino que abrem as portas para a comunidade nos fins de semana
Programa do Fundo Social de Solidariedade é levado às unidades de ensino que abrem as portas para a comunidade nos fins de semana
A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo(Fussesp), Lu Alckmin, lança neste sábado, dia 04, às 9h30, em Guarulhos, o Programa Padarias Artesanais em escolas estaduais, integrantes do Programa Escola da Família.
São unidades de ensino que abrem as portas nos fins de semana para a prática de atividades culturais, esportivas e de lazer. Até hoje já foram capacitadas mais de 4.500 escolas estaduais. O objetivo é levar o Programa para toda a rede estadual de ensino.
A cerimônia, que contará com a presença do Secretário-Adjunto Estadual da Educação, Paulo Barbosa, será realizada na Escola Estadual Guilhermino Rodrigues de Lima, com a entrega simbólica de um kit de Padaria Artesanal.
Ao todo, serão doados 199 kits que beneficiarão 199 escolas da Zona Norte e da região Metropolitana de São Paulo.
Para Lu Alckmin, além de capacitar, gerar renda e emprego, a instalação da Padaria Artesanal nas unidades de ensino visa aproximar a comunidade do convívio escolar, o que os levará a valorizar o patrimônio público, evitando a violência e a entrada de drogas nas escolas.
Programa de Capacitação, Geração de Renda e Emprego
O projeto de Padarias Artesanais faz parte do Programa de Capacitação, Geração de Emprego e Renda do Fundo Social de Solidariedade. Consiste na produção de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Os kits de padaria, compostos por forno, botijão de gás, batedeira, liquidificador, balança e assadeiras, são captados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo junto à iniciativa privada e distribuídos gratuitamente a entidades e associações cadastradas, Fundos Municipais de Solidariedade e escolas. Cada kit custa, em média, de R$ 800 a R$ 1.200,00 dependendo da negociação do parceiro.
Iniciado há quatro anos, o Programa de Padarias Artesanais já conta com quase 10 mil unidades implantadas em todo o Estado, em cerca de 1.900 entidades sociais da Capital cadastradas no Fussesp, favelas e nos 645 municípios do Estado.
O Fundo Social, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, capacita, em sua sede, os agentes multiplicadores, que têm o compromisso de repassar em suas comunidades as técnicas de panificação, além de noções de saúde, higiene, ética e cidadania. Desde o início do programa, mais de 15 mil pessoas foram capacitados.
Dia: 04 de março de 2006
COLETIVA: 09h30
Local: Escola Estadual Guilhermino Rodrigues de Lima
Endereço: R. do Grupo s/n – Bairro dos Pimen
03/03/2006
Artigos Relacionados
Lu Alckmin lança programa Padarias Artesanais em Itapecerica da Serra
Fundo Social assina 54 convênios de Padarias Artesanais e Praças de Exercício do Idoso
Fundo Social assina 60 convênios de Padarias Artesanais e Praças de Exercício do Idoso
Fundo Social do Estado encerra Semana da Solidariedade com entrega de doações na Zona Norte
Jantar beneficente do Fussesp arrecada fundos para Padarias Artesanais
Alckmin inaugura escola na zona norte da capital