Fundos beneficiam duas mil empresas de ciência e tecnologia



Cerca de duas mil empresas foram beneficiadas nos últimos anos com financiamentos de projetos de pesquisa e inovação no País, por meio dos Fundos Setoriais coordenados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).  A informação é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que apresentou os resultados na última quarta-feira (12).

Criados a partir de 1999, os Fundos Setoriais financiam os projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Hoje, são 16 Fundos Setoriais, sendo 14 relativos a setores específicos e dois transversais. Destes, um é voltado à interação universidade-empresa, Fundo Verde-Amarelo (FVA), o outro é destinado a apoiar a melhoria da infraestrutura de Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs).

A pesquisadora do Ipea, Fernanda Negri, afirmou que 42% dos recursos dos Fundos Setoriais financiaram projetos de pesquisa nas empresas. De acordo com ela, vem crescendo o número de pequenas e médias empresas apoiadas pelos Fundos, principalmente da indústria. “É possível observar os esforços na formação técnica de pessoal e a ampliação da exportação de produtos”, disse.

 

Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia



13/05/2010 15:01


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA PEDE PRESSA NA VOTAÇÃO DOS NOVOS FUNDOS PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Mais empresas de ciência e tecnologia aderem à Lei do Bem

Pequenas empresas de Santa Catarina investem em Ciência e Tecnologia

Ciência e Tecnologia cadastra 12 empresas interessadas em produzir tablets no Brasil

Papo Ciência inicia ações da Semana de Ciência e Tecnologia no Amazonas

USP: Estação Ciência promove seminário A Ciência e a Tecnologia na História e no Desenvolvimento da